NotíciasPolícia

Casarão centenário é alvo de segundo incêndio

O Casarão Conde Prates voltou a ser alvo de um incêndio na madrugada desta quarta-feira, 13, no centro de Poços de Caldas. Desta vez o fogo atingiu o restante do telhado, danificado durante o primeiro incêndio ocorrido em agosto deste ano. Novamente, a suspeita é que o incêndio tenha sido criminoso.

Em menos de 3 meses casarão centenário é alvo de segundo incêndio – foto Poçoscom.com/Roni Bispo

De acordo com o Corpo de Bombeiros o incêndio teve início por volta das 5h da manhã, foram necessário 7 bombeiros e dois caminhões para combater as chamas que iniciaram no pavimento superior do imóvel.

De acordo com o tenente Wanderlei Fabiano, que comandou a operação, os bombeiros tiveram que arrombar uma das janelas que estava lacrada para ter acesso ao interior do casarão. Foram necessários 6 mil litros de água para conter as chamas. Um perito da Polícia Civil esteve no local para coletar dados que possam ajudar na apuração da causa do novo incêndio, uma vez que as portas e janelas estavam lacradas após o primeiro sinistro ocorrido na madrugada do dia 26 de agosto. “Desta vez foi um incêndio em menor proporção, mas afetou o restante do telhado. Será preciso uma avaliação da perícia e Defesa Civil para saber se o assoalho e o restante da estrutura também não foram comprometidos pelo fogo,” disse o tenente do Corpo de Bombeiros.

Um dos responsáveis pelo casarão, André Garcia, acredita o fogo possa ter sido causado por alguma pessoa, uma vez que o imóvel não tem mais energia elétrica ligada e tudo estava trancado. ”Assim como no primeiro incêndio, em que a perícia constatou em primeiro momento que a causa poderia ter sido um fator externo, não é descartada a mesma hipótese neste novo incêndio, tendo em vista que não há energia elétrica no imóvel e tudo estava fechado, já por medidas de segurança. Agora é aguardar pelo laudo da perícia,” destacou Garcia.

No dia 11 de setembro, o Casarão foi liberado pela Defesa Civil para que a construtora  responsável pudesse fazer a limpeza e dar continuidade ao projeto construtora prevê a construção de um hotel no terreno que abriga o casarão e ainda a revitalização do espaço no entorno do chalé. O imóvel antigo foi incluído no projeto e seria transformado em um restaurante e aberto para visitação.

Como desta vez o imóvel não foi interditado pela Defesa Civil, segundo Garcia os trabalhos serão retomados após a limpeza dos destroços.

Primeiro incêndio

O casarão pegou fogo na madrugada do dia 26 de agosto, comprometendo boa parte do telhado e parte do segundo piso em madeira e escada. O combate contou com a participação de 12 bombeiros e foram necessários 72 mil litros de água para conter as chamas.

A princípio, a hipótese de um curto circuito foi descartada, pois desde o ano passado, a pedido do Ministério Público, a rede elétrica estava desligada.

Em março deste ano, o atual proprietário do imóvel, Ronaldo Garcia, encaminhou um ofício ao Ministério Público, apresentando as medidas de segurança adotadas para a preservação do Chalé dos Prates, conforme determinação da Promotoria do Patrimônio Histórico. No documento, o proprietário informa ainda que foi contratado um seguro contra incêndio, no valor de R$ 2 milhões, além de ter protocolado junto à Secretaria Municipal de Planejamento, um projeto de restauração e recuperação do sobrado.

No dia seguinte ao incêndio, uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve novamente no interior do casarão e após uma nova vistoria ficou constatado que parte da estrutura estava comprometida, uma vez que alguns pilares e colunas eram de madeira e foram atingidos pelas chamas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.