Apresentação Negro Spiritual marca o Dia da Consciência Negra em Poços de Caldas
Alunos do Conservatório Musical de Poços de Caldas apresentam nesta quarta-feira, 20, um repertório bastante apropriado para o Dia da Consciência Negra. É apresentação do Nego Spirutual que reúne canções inspiradas na música que era feita pelos escravos americanos convertidos ao cristianismo no período pré-abolicionista. A apresentação será às 20h na antiga capela de São Sebastião na Vila Cruz e a entrada é de graça.
O Negro Spiritual é um género musical que surgiu nos Estados Unidos. Inicialmente era interpretado por escravos, que Faziam uso de movimentos rítmicos do corpo e batiam palmas como acompanhamento da música
Tanto na América do Norte como no Brasil a história do povo africano escravizado guarda semelhanças, como por exemplo, a proibição de manifestações religiosas nativas, obrigando-os a adotarem a religião de seus senhores.
Os negros escravizados na América foram convertidos maior mente à Igreja Protestante, mas não podiam frequentar a igreja dos brancos. Desta forma, fizeram sua própria igreja através de ajuntamentos que misturavam suas tradições às tradições brancas.
A música de louvor que as escravas ouviam na casa dos senhores os negros juntaram os cantos de trabalho e a música dos festejos. Além de inspiração religiosa, as músicas podiam também esconder dicas de fuga, dicas de como chegar aos quilombos, recados de uma tribo para outra.
Nesta música, o Negro Spiritual, nascem as bases do Gospel e de grande parte do que conhecemos popularmente hoje como música religiosa.
Além dos Spirituals uma parte do repertório é dedicada à Árias Antigas do Século XVIII. Estas são canções de óperas Barrocas que constituem importante material didático para o estudo da técnica vocal.
Os alunos escolheram um local alternativo e acolhedor para a apresentação: a antiga capela de São Sebastião, na Vila Cruz. A apresentação será na quarta-feira, dia 20, as 20h. Este trabalho foi realizado durante todo o semestre pelos cantores Nathália Plachi, André Sabino, Josiane Vargas, Josirene Barbosa e Débora Vieira, orientados pela professora Jucilene Buosi. Os cantores são acompanhados pela pianista Mayka Menezes.
SERVIÇO:
Concerto Negro Spiritual e Árias Antigas do Séc. XVIII
Data e horário: 20 NOV | QUA | 20h
Local: Antiga Capela de São Sebastião, na Rua Nico Duarte, 570, Vila Cruz