Atletas de Poços vão disputar as Olimpíadas Rio 2016
Poços de Caldas terá 4 representantes nas Olimpíadas Rio 2016. A mais recente a conquistar uma vaga foi a atleta Tatiele Roberta de Carvalho para o atletismo. A atleta de 26 anos alcançou o índice depois de ficar em segundo lugar nos 10 mil metros no Meetin de Portland, nos Estados Unidos no último sábado, dia 11, com a marca dos 32:09:14.
Tatiele marcou novo recorde pessoal, fazendo o quarto melhor tempo na história da prova por atletas sul-americanas e superou o índice exigido para a Olimpíada do Rio, que é 32:15.00.
Tatiele começou a treinar em Poços na escolinha do Seo Chico, ainda criança, disputando São Silvestrinha, Jogos da Juventude, até que precisou ir treinar em Osasco onde se profissionalizou. Desde então vem se destacando em provas de renome internacional como a São Silvestre e Volta da Pampulha. Tatiele também representou o País nos Jogos Pan-americanos em Toronto, Canadá, em 2015.
Tatiele a princípio é a única mulher a representar Poços nas Olimpíadas. Os outros representantes são do Ciclismo e do Basquete.
No Ciclismo pela segunda vez consecutiva, Renato Rezende, o Renatinho vai disputar a medalha de ouro na prova de BMX. O atleta agora entra numa fase de concentração até a chegada dos Jogos, pois quer se resguardar de possíveis acidentes em competições. Em fevereiro deste ano ele já sofreu uma queda e quebrou a clavícula nos Estados Unidos.
Nos próximos dias ele vai se dedicar aos treinos e focar nos Jogos 2016. Nas Olímpiadas de Londres, Renatinho sofreu uma queda depois que um dos pneus furou, na ocasião ele ainda machucou o ombro.
Outro representante no ciclismo é o atleta Rubens Donizete Valeriano, que vai disputar o primeiro lugar no pódio pela modalidade do Mountain Bike. Rubinho que é natural de Monte Santo de Minas, há 3 anos escolheu Poços para morar e treinar.
Entre os 4 atletas, pode-se dizer que ele é o mais experiente, já foi medalha de prata nos Jogos Pan-americanos de 2007 no Rio de Janeiro, bicampeão brasileiro de Mountain Bike XCO em 2011 . Ele também chegou a compor a seleção brasileira nos Jogo Pan-americanos de Guadalajara no México em 2011, mas ficou em 5º lugar depois que o pneu da bicicleta furou. Ele ainda traz no currículo o título de Tetracampeão da Copa Internacional – 2008/2009/2010/2011, Medalha de Prata – Jogos Sul-Americanos de Medellin / 2010 e também medalha de Prata – Campeonato Pan-americano da Guatemala / 2010.
O quarto representante de Poços nas Olimpíadas é o atleta Raul Togni Neto, o Raulzinho que está entre os 14 atletas convocados para compor a Seleção Brasileira de Basquete na última sexta-feira, dia 10.
Raulzinho que começou a carreira na equipe da Caldense, é o grande destaque do Utah Jazz na temporada. Ele atuou em 81 partidas com médias de 5,9 pontos, 1,5 rebotes e 2,1 assistências. Além disso, ele foi selecionados para o “Jogo das Estrelas” entre os calouros da liga.
Pingback: Minas bate recorde em número de atletas convocados para as Olimpíadas Rio 2016