Pão e Circo realiza abertura do espetáculo Cores do Coreto
Como parte do espetáculo “Cores do Coreto” o Pão e Circo, a partir projeto “Pão e Circo no Coreto”, irá se apresentar no Coreto da Praça Pedro Sanches na próxima sexta-feira (01) às 21 horas.
O show gratuito será a abertura do espetáculo Cores do Coreto, uma produção do Carimbo Cultural que por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e em parceria com a Secretaria de Turismo irá realizar apresentações no Coreto na primeira sexta-feira de cada mês durante julho, agosto, outubro e dezembro.
Esta será a segunda apresentação do projeto “Pão e Circo no Coreto” que com patrocínio do DME via Lei Municipal fará shows em Coretos de Poços de Caldas e região.
A proposta do Pão e Circo é recuperar a cultura das fanfarras e bandas marciais, com isso as músicas são uma mescla de rock, marchas e dobrados.
Shows
No último dia 12 de junho o grupo se apresentou no coreto da cidade pelo projeto “Pão e Circo no Coreto” para mais de 300 pessoas presentes. O Pão e Circo volta aos palcos no Julho Fest em apresentação no espetáculo Rasgamundo, do grupo Rasgacero, dia 10 de julho.
História
O Pão e Circo foi formado em 2008 por quatro músicos de Poços de Caldas e tinha como objetivo se tornar parte do cenário da música autoral da cidade. Na busca por referências rítmicas eles encontraram inspiração nas bandas marciais, de coretos e em bandas de fanfarra, que tocam marchas e dobrados – sendo este último um ritmo exclusivamente nacional, uma vez que Brasil possui grandes compositores de dobrados, como Joaquim Naegele e Pedro Salgado.
A banda utiliza de uma mescla de rock’n roll, cultura circense e de fanfarra para atrair os jovens e trazer a tona o interesse pelos aspectos culturais de Poços de Caldas. As canções misturam ritmos do início do século XX com blues, rock e sons eletrônicos, valorizando os instrumentos de sopro em canções temáticas com críticas e dizeres morais, mas também temas leves e descontraídos.
“A intenção do Pão e Circo não é ser exclusivamente mais uma banda de rock e sim uma produtora de músicas que busca autenticidade na mistura sonora e nas letras, onde a métrica, a melodia e a história contada se conecta com o ritmo”, explica Renato Gaiga, guitarrista e um dos fundadores do grupo.
CD
O primeiro disco do grupo, lançado em 2012 e com 9 faixas, foi inteiramente produzido, gravado e mixado em um home studio improvisado na casa de um dos integrantes. Já em fevereiro de 2014 o grupo lançou o primeiro videoclipe de animação, viabilizado pelo Projeto Federal de Lei de Incentivo à Cultura, financiado pelo Grupo Curimbaba e Climepe Total e produzido pela Buba Filmes.
A banda hoje é composta por seis músicos: Alexandre Nader (baixo), Danilo Bareiro (vocal), Giovane Brito (trompete), João Paulo Ayres (bateria), Luis Prata (trombone) e Renato Gaiga (guitarra).
Atualmente eles trabalham na produção do segundo disco autoral, que deve ser lançado no final do ano. Mais três apresentações estão previstas para os próximos meses, que irão acontecer em Poços de Caldas e Santa Rita do Sapucaí (MG).
O grupo segue o estilo independente e utiliza de apoios municipais e patrocínios para realização das apresentações, produção de CDs e videoclipes. Para apoiar e conhecer melhor o trabalho do Pão e Circo acesse http://www.paoecirco.com ou facebook.com/pao.ecirco. ( Fonte – Assessoria de Imprensa Pão e Circo)