Expo Arte e FEARPO podem funcionar com a reabertura do turismo em Poços
Com as atividades suspensas desde março deste ano, quando foi baixado o Decreto de Estado de Calamidade Público no município decorrente da pandemia, as feiras Expo Arte de Rua e a Fearpo – Feira de Artesanato de Poços, podem funcionar novamente com a retomada do turismo na cidade.
A liberação foi oficializada nesta sexta-feira, 14, com a publicação no Diário Oficial do Município, do Decreto 13.398, que dispõe sobre as atividades e funcionamento dos estabelecimentos em Poços de Caldas durante a Pandemia conforme o Plano Minas Consciente.
Apesar da retomada do turismo ter iniciado nesta sexta, neste fim de semana ainda não será possível que os artesãos retomem as atividades.
Antes será necessária a elaboração de um plano de contingência pela Secretaria Municipal de Turismo, que em seguida deverá ser encaminhado para apreciação e aprovação do Comitê Extraordinário Covid-19.
A expectativa é que as atividades sejam retomadas já no próximo fim de semana.
Assim como foi para as feiras livres, os artesão terão que cumprir medidas preventivas, que vão desde o distanciamento entre as barracas a uma distância de 4 metros. Além de todas as questões de segurança, saúde e higiene.
Não poderá haver consumo de alimentos no local, expositores de alimentos e ainda será obrigatório a presença de pias para higienização das mães e o uso obrigatório de EPI completo.
Além das demarcações, os expositores devem trabalhar em finais de semana alternados, ou seja, em um final de semana um determinado número de expositores e no outro fim de semana os demais.