Incêndios atingem áreas de fazenda em Poços
As equipes do Corpo de Bombeiros tiveram muito trabalho na tarde desta e parte da noite desta quinta-feira, 27, para conter um incêndio de grandes proporções na zona sul de Poços de Caldas. Foram 6 horas de combate ao fogo próximo a uma fazenda e também na Fazenda Souza Lima.
Por volta das 13h as equipes se deslocaram para a área da Fazenda Canadá, antiga Granja Rex. A área é predominada por uma grande área de vegetação rasteira formada por pequenos arbustos, gramas e poucas árvores, e devido à estiagem, esta vegetação ficou bastante seca, o que favoreceu a propagação rápida das chamas.
O Corpo de Bombeiros realizou o combate em vários focos que se estendiam em direções variadas, sendo realizado o combate na área de uma empresa de produção de fios e cabos elétricos que estava sendo ameaçada. Houve também o risco de incêndio à residência do caseiro que cuida da fazenda e também à proteção de um viveiro de mudas para plantio de batatas na mesma fazenda.
Os Bombeiros agiram rápido evitando que o incêndio provocasse outros danos materiais além do dano ambiental. Foram gastos mais de 5.000 litros de água para controlar o incêndio que atingiu aproximadamente 10.000m² de vegetação.
Incêndio destrói pés de café
No mesmo instante, outra equipe do Corpo de Bombeiros atendia a uma ocorrência de incêndio na Fazenda Souza Lima, onde o fogo atingiu uma grande área de vegetação e se propagava em direção a uma plantação de café que começou a ser atingida pelas chamas.
Foram queimados aproximadamente 4.000 m² de vegetação nativa e alguns pés de café. Os Bombeiros, juntamente com funcionários da fazenda, realizaram o controle do incêndio rapidamente, evitando maiores danos ao cafezal. As causas destes incêndios ainda são desconhecidas.