COVID-19: barreiras sanitárias deixam de funcionar a partir desta quinta
As três barreiras sanitárias instaladas em três pontos estratégicos em Poços de Caldas funcionam somente até esta quarta-feira, 30. Os pontos de bloqueio, que antes restringiam a entrada de veículos de outros municípios perderam o principal objetivo depois da reabertura do turismo e atualmente a função dos postos de fiscalização é para a aferição de temperatura dos visitantes.
Desde março, início da pandemia, as barreiras tinham a finalidade de proibir a entrada de veículos com placas de outras cidades visando impedir a transmissão pelo Coronavírus. Em julho foi implantado o Selo Covid que identificava os veículos de outros municípios e os que tinham a placa Mercosul, para o controle da entrada e fluxo pelo perímetro urbano.
Porém no fim de agosto com a reabertura do turismo, os fiscais passaram a aferir a temperatura dos visitantes e os pontos de fiscalização localizados na Avenida Wenceslau Braz, na Represa Saturnino de Brito e no Marco Divisório passaram a funcionar como barreiras sanitárias e a administração entendeu que esta ação não é mais necessária e decidiu encerrar as barreiras a partir desta quinta-feira, 1º de outubro.
De acordo com o secretário de Governo, Celso Donato, o número de pessoas que apresentam alguma alteração na temperatura ao passar pela barreira é de menos de 1%, o que justifica a decisão.
Porém Donato afirma que o fim das barreiras não deve comprometer o combate ao Coronavírus no município. Os fiscais agora vão trabalhar no perímetro urbano onde existem pontos com grande fluxo de pessoas e se faz necessária a presença da fiscalização para que as medidas preventivas sejam cumpridas, entre elas o uso de máscaras que ainda é obrigatório e também o distanciamento social.