EconomiaMeio AmbienteNotícias

Passeios turísticos são retomados com número reduzido de charretes

Os passeios turísticos com charretes foram retomados nesta quinta-feira, 1º, em Poços de Caldas depois da autorização concedida pelo Comitê Extraordinário da COVID-19. A retomada coincide também coma publicação do decreto no Diário Oficial do Município que oficializa a saída de Poços de Caldas do Plano Minas Consciente do Governo de Minas Gerais. A partir de agora as decisões em relação ao enfrentamento e flexibilização fica a cargo do Município, que também autorizou o retorno da música ao vivo em bares, restaurantes e hotéis da cidade.

Charretes trabalham com número reduzido como medida preventiva – foto Roni Bispo/ Poçoscom.com

Para que os passeios com as charretes fossem liberados, a Associação dos Charretistas  precisou elaborar um protocolo sanitário para que fossem cumpridas as medidas preventivas contra o Coronavírus. Entre elas a assepsia e higienização das mãos com álcool em gel 70% e ainda água e sabão entre os charretistas e passageiros e o uso obrigatório de máscara.

Além disso, nas charretes foi instalado um plástico que serve de barreira entre os condutores e os passageiros. De início o Comitê havia solicitado que a divisória fosse de acrílico, mas o material não seria ideal por causa da trepidação durante o trote dos animais.

Ainda segundo o protocolo as crianças menores de 5 anos não poderão fazer passeio  e os demais passageiros devem ser da mesma família ou do mesmo convívio doméstico.

Outra determinação do Comitê é que o número de charretistas trabalhando deveria ser reduzido, ou seja, apenas 23 charretes ao longo da semana e como revezamento entre eles. Parte dos charretistas trabalhando em um dia o restante em outro. Ao todo a Associação conta com 48 charretistas.

De acordo com a Associação dos Charretistas as determinações foram cumpridas, inclusive com um número de condutores abaixo do estabelecido, uma vez que boa parte dos associados faz parte do grupo de risco por ter mais de 60 anos e por enquanto não vão retornar às atividades.

As charretes dispõem de álcool em gel 70%, água e sabão, além de produto de limpeza para a barreira entre o condutor e os passageiros.

A entrada de turistas está liberada em Poços de Caldas desde a segunda quinzena de agosto com os hotéis seguindo os protocolos sanitários. Os pontos turísticos, no entanto, continuam fechados, com exceção daqueles localizados em locais de livre acesso.

Podem ser visitados normalmente locais como o Relógio Floral, o Calendário Floral, o monumento Minas ao Brasil, o coreto da Praça Pedro Sanches, o Cristo Redentor (via estrada), entre outros. Recentemente, o Parque Municipal Antônio Molinari e o Parque Municipal Ecológico foram reabertos ao público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.