Laudelina de Campos Melo é homenageada pelo Google
A poços-caldense, Laudelina de Campos Melo, pioneira na luta dos trabalhos domésticos no Brasil foi homenageada pelo Google no Doodle desta segunda-feira, 12.
Quem realizou pesquisas pelo site nesta segunda pôde conhecer um pouco sobre Laudelina e a importância da luta que iniciou na década de 30. A homenagem a Laudelina foi referente ao dia em que ela faria 116 anos.
Laudelina nasceu em 12 de outubro de 1.904 e aos sete anos de idade começou a trabalhar e abandonou os estudos para cuidar dos irmãos, pois a mãe trabalhava.
Porém em 1920 Laudelina começava a luta pelo povo negro, atuando em organizações de eventos sociais.
Já morando em São Paulo na década de 30 , se filiou ao Partido Comunista Brasileiro (PCB) e militou pela Frente Negra Brasileira (FNB), entidade do movimento negro, reconhecida mais tarde como partido.
Foi em Santos que Laudelina fundou a primeira associação de trabalhadores domésticos do Brasil.
Laudelina trabalhou como empregada doméstica até a década de 50 em Campinas. Por motivo de doença em 1960, Laudelina se afastou da associação, voltando somente após o fim da ditadura a pedido de amigas.
Laudelina morreu em 1991, aos 86 anos de idade em Campinas.
O reconhecimento da luta dela e de outras pioneiras que também lutaram pelo o direito dos trabalhadores domésticos veio somente em 2013 quando a PEC das Domésticas foi aprovada.
Com isso os trabalhadores conquistaram benefícios como a jornada de 44 horas por semana, o limite de carga horária de 8 horas por dia de trabalho e receber hora extra pelo tempo a mais que permanecesse na casa dos patrões.