Viagem no tempo: vídeo da década de 40 sobre viagem a Poços de Caldas é sucesso nas redes sociais
Um vídeo compartilhado nas redes sociais esta semana tem sido a sensação entre moradores de Poços de Caldas e visitantes que já estiveram na cidade. O vídeo de quase 8 minutos é um convite a uma viagem ao passado com saída de São Paulo a Poços de Caldas na década de 40.
O material foi compartilhado no canal do Youtube do administrador e também produtor de vídeos digitais, Arthur Steagall Condé. Segundo o produtor o documento histórico foi filmado durante o período da Segunda Guerra Mundial e editado a partir de um filme do acervo da Cinemateca Nacional.
A viagem começa pela então Via Anhanguera, inaugurada em 25 de janeiro de 1943 e que ligava São Paulo a Jundiaí. O trajeto de 285 km até Poços de Caldas, tem pelo caminho as cidades de Jundiaí, Campinas, Mogi-Guaçu seguindo pela estrada que dava acesso a São da João da Boa Vista e por fim Águas da Prata.
Após a uma breve parada na cidade vizinha, a viagem termina subindo a serra, chegando a Poços de Caldas pela Cascata das Antas, na época parada obrigatória pelos visitantes.
O vídeo tem quase 8 minutos, que literalmente proporcionam uma viagem a um tempo áureo em que a vida era mais simples, sem a correria dos tempos modernos. Um dos trechos mostra o centro da cidade em que charretes e automóveis dividem o trânsito, além da exuberância da paisagem natural e dos parques e jardins. Clique aqui para assistir ao vídeo
Nas primeiras 48 horas do dia em que o vídeo foi compartilhado no canal do Arthur Condé, foram registradas 10.600 visualizações o que surpreendeu o administrador, pois o canal foi criado há 10 anos e até então tinha apenas 40 seguidores e os vídeos postados anteriormente tinham um alcance médio de 70 visualizações.
Obrigado pela reportagem, meu canal tem o objetivo de entreter e educar. Poços de Caldas encanta o Brasil desde os tempos do Império, porém o segredo disso tudo repousa em dois pilares: A beleza e benefício de seus recursos naturais e o acolhimento cordial de seu povo ao longo das épocas desde a sua fundação. Para minha esposa e para mim, Poços é nossa segunda casa!