NotíciasSaúde

COVID-19: Festividades de Réveillon são canceladas para evitar aglomeração

O Comitê Extraordinário da Covid-19 de Poços se reuniu com a imprensa na manhã desta sexta-feira para falar de futuras medidas preventivas em relação ao aumento de casos positivos na cidade e ainda o registro de 6 mortes num intervalo de 4 dias nesta semana. As mortes mais recentes são um advogado de 26 anos, que não tinha comorbidade e faleceu na madrugada de ontem e também uma paciente de 54 anos que tinha comorbidade e também veio a óbito nesta quinta.

O cancelamento das festividades foi divulgado durante a entrevista coletiva – foto Roni Bispo/Poçoscom.com

A mudança de comportamento de parte da população tem preocupado os integrantes do Comitê que após a constatação do aumento de casos positivos e novos óbitos, veio a público dizer que vai intensificar a  campanha para a população continue mantendo as medidas preventivas contra o Coronavírus, e principalmente, a manutenção do uso obrigatório de máscaras.

O presidente do Comitê e secretário municipal de Saúde, Carlos Mosconi, informou que de início, mesmo com o Sul de Minas voltando para a Onda Amarela, do Plano Minas Consciente do Governo de Minas, o Comitê vai analisar a situação em Poços para que medidas mais drásticas sejam tomadas, uma vez que Poços não segue mais as recomendações do Governo Minas, dentro do Minas Consciente.

Segundo o secretário os comerciantes serão orientados a não permitir a entrada de pessoas nos estabelecimentos sem máscara, assim como foi no início da flexibilização no comércio da cidade. O que se percebe nas ruas é um grande número de pessoas sem máscara.

O secretário disse ainda que vai intensificar a fiscalização junto ao transporte público, para que nenhum passageiro embarque sem máscara.

De acordo com Mosconi, a falsa sensação de que a pandemia havia acabado vez com que a população, principalmente, os mais jovens  se descuidassem e passaram a realizar festas, churrascos com mais freqüência e isso contribuiu para uma incidência entre os jovens nos últimos dias, o que justifica a contaminação de pessoas que não tinha comorbidade, e destacou o caso do jovem advogado de 26 anos que faleceu nesta quinta-feira. Além dele, segundo o secretário outros 3 pacientes jovens, que também não têm comorbidade  contraíram a doença.

Dos 337 moradores em isolamento domiciliar no município, a maioria é de grupo familiar, onde foram realizadas reuniões ou festas e três ou até quatro pessoas foram infectadas.

Outra medida anunciada durante a entrevista coletiva foi o cancelamento das festividades públicas de révellion. De acordo com o prefeito Sérgio Azevedo, a decisão visa evitar aglomeração durante os tradicionais shows da virada no estacionamento do Parque José Affonso Junqueira e também durante a tradicional queima de fogos.

Nos próximos dias o Comitê vai analisar os novos rumos a serem tomados por conta do aumento dos casos positivos e deve definir se o carnaval de 2021 será adiado ou cancelado.

Até esta quinta-feira, Poços tinha 1.920 casos confirmados, sendo que 1.502 pacientes considerados recuperados e com 17 pacientes internados em UTI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.