Órgãos de segurança também estão na luta contra Aedes aegypti
Dentro das ações do Plano Municipal de Enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika Virus, foi realizada, na última quinta-feira (14), reunião extraordinária do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), órgão colegiado que reúne as forças de segurança pública da cidade.
A reunião, realizada no gabinete do prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, teve por objetivo mobilizar os órgãos de segurança pública para que apoiem e participem das ações de mobilização e combate ao mosquito Aedes aegypti.
A secretária municipal de Saúde, Fátima Livorato, e a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Soraia dos Santos Chiste, participaram da reunião. A secretária fez uma apresentação sobre o ciclo do mosquito e sobre as doenças transmitidas pelo vetor Aedes aegypti: Dengue, Chikungunya e Zika Virus.
“Neste momento, além da dengue, temos que lidar também com duas novas doenças transmitidas pelo mesmo vetor. Por isso, nossa ação principal é de eliminar possíveis criadouros do mosquito e, para tanto, precisamos da ajuda e da mobilização de toda a sociedade”, alerta a secretária de Saúde, Fátima Livorato.
Participaram da reunião, o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, o vice Nizar El-Khatib, o secretário de Defesa Social, Luis Carlos Lima, a secretária de Promoção Social, Lúcia Elena Rodrigues, o diretor da Guarda Municipal, Marcelo Gavião Bastos, o Capitão Luiz Fernando Batista, que representou o comando do 29º Batalhão de Polícia Militar, o Major Edirlei Viana da Silva, comandante da 1ª Companhia Independente de Bombeiros e o Capitão Douglas Martins Soares, também dos Bombeiros, o presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública (CONSEP), Luiz Antonio Cândido, o chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Waldecy Araújo de Souza e Monique Xavier, representando a direção do presídio de Poços de Caldas.
Cada órgão vai nomear um representante para integrar a Sala Municipal de Coordenação e Controle para o Enfrentamento da Dengue, do Vírus Chikungunya e Zika Virus, que tem como atribuição gerenciar e monitorar a intensificação das ações de mobilização e combate ao mosquito Aedes aegypti.
As instituições também darão apoio logístico às ações de prevenção e combate, inclusive com a disponibilização de equipamentos, quando necessário. Além disso, os representantes que participaram da reunião atuarão como multiplicadores em suas corporações, intensificando as ações de mobilização e educação em saúde. ( Fonte – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Poços de Caldas)