Tribo Xucuru Kariri recebe as primeiras doses da Coronavac
Considerados como grupo prioritário, os membros da tribo Xucuru Kariri em Caldas receberam nesta quinta-feira, 21, as primeiras doses da Coranavac, o imunizante disponibilizado pelo governo de Minas para a vacinação contra a Covid-19 no Estado.
Pela manhã, agentes de saúde da Secretaria Municipal de Caldas estiveram na aldeia para vacinar os Xucros Kariris. Ao todo a tribo conta com 152 pessoas e apenas 48 índios, entre jovens e idosos, compareceram para serem vacinados, uma vez que de acordo com o Ministério da Saúde a vacinação dos mesmos deve ser voluntária.
Os índios menores de 18 anos ainda não são vacinados no momento e paciente oncológicos, gestantes e lactantes precisam de autorização médica para ser imunizados.
O primeiro indígena imunizado no município, o Sr. Paulo José da Silva, o Paulão, declarou: “É uma felicidade receber a vacina porque é dolorido ver as tribos que estão perdendo seus membros Brasil afora”.
Dona Flora Ferreira da Silva, de 89 anos é a índia mais idosa da tribo juntamente com o neto, o Cacique Jânio Ferreira do Nascimento também foram vacinados.
O Cacique fez questão de dedicar um momento ao agradecimento e à celebração. Ele agradeceu a chegada das vacinas e disse que pela sua crença, “Deus ilumina os homens através da ciência, para que tragam a cura. Assim como ilumina os pajés dando a eles os conhecimentos da natureza”. Em seguida o grupo fez um ritual com cantos de celebração.
O município recebeu nesta primeira etapa 123 doses para a vacinação contra a Covid-19. De acordo com a prefeitura de Caldas, o Estado, inicialmente anunciou que as doses enviadas deveriam imunizar as duas tribos. Na noite desta quarta-feira, 20, no entanto, a Secretaria de Saúde do Município foi comunicada de que as doses destinadas para a Tribo Kiriri ainda serão enviadas. A explicação recebida foi de que a tribo em questão entrou oficialmente para a contagem do Ministério no dia 04 de Janeiro, após a contagem inicial.
O município foi assegurado que haverá doses específicas para esta tribo e está aguardando orientações para definir se precisa mesmo aguardar para imunizar os indígenas Kiriri com o segundo lote ou se tem autorização para aplicar as doses restantes da primeira leva, uma vez que há doses sobressalentes.
Assim que houver a determinação do Estado, as doses serão aplicadas para o público indicado. Todas as pessoas imunizadas são declaradas pelo Município ao Estado, que determina o público a ser imunizado. A expectativa é vacinar o quanto antes os cerca de 30 indígenas indicados a receber as doses na aldeia Kiriri.
Ao todo a população indígena de Caldas somando as duas tribos é de 211 índios e de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, desde o início da pandemia, não foi registrado nenhum caso de Covid-19 nas tribos.