Hospital Santa Lúcia – Hospital do Coração recebe título internacional de Cardiologia
O Hospital Santa Lúcia – Hospital do Coração de Poços de Caldas, que está entre os melhores centros de excelência em cardiologia do país, agora é reconhecido também internacionalmente. A premiação “Coronariana Aguda – Categoria Prata” foi concedida ao hospital durante o VI Workshop Internacional de Boas Práticas Clínicas (BPC).
O encontro Programa de Boas Práticas Clínicas em Cardiologia é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Cardiologia, American Heart Association, Ministério da Saúde/PROADI-SUS e Hospital HCOR e aconteceu em formato online.
Durante o evento, foram abordadas as estratégias e experiências dos hospitais quanto ao enfrentamento do novo coronavírus e ainda benefícios do Programa BPC à sociedade.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o BPC é um programa de qualidade, que visa aumentar a adesão às diretrizes assistenciais baseadas na melhor evidência científica. Três eixos são realizados no Brasil: síndrome coronariana aguda; insuficiência cardíaca; e fibrilação atrial. O programa tem como objetivo a redução da mortalidade hospitalar, além da melhoria dos processos hospitalares.
Prêmio
A premiação das instituições teve como critério o desempenho superior a 85% dos indicadores compostos para cada um dos eixos do programa. Durante o workshop, o Hospital Santa Lúcia – Hospital do Coração foi parabenizado por sua liderança e comprometimento, especialmente na pandemia da Covid-19, durante a qual ficou demonstrado o reconhecimento da qualidade do serviço de cardiologia do Hospital Santa Lúcia.
“Esse prêmio demonstra, mais uma vez, a excelência do serviço de cardiologia e do atendimento realizado no Hospital, que conta com gabaritada equipe médica e multiprofissional”, destaca o diretor do hospital, Dr. Assad Aun Netto.
Em 2021, o Hospital Santa Lúcia completa 44 anos de existência. Há mais de quatro décadas, o Hospital do Coração tem sido referência para pacientes de Poços de Caldas, Sul de Minas e também do interior de São Paulo.
Atendimento
Por mês, o Hospital Santa Lúcia realiza, em média, cerca de 2.700 atendimentos, entre consultas em pronto socorro e laboratório de especialidades, além de 3.100 exames externos. Mensalmente, são realizadas cerca de 480 internações.
Para atender toda esta demanda, o Hospital Santa Lúcia dispõe de 58 leitos de UTI e 173 leitos de ala.
O corpo clínico é composto por 70 médicos de diversas áreas, sendo 3 cirurgiões cardíacos de plantão; 3 cirurgiões cardíacos; 4 médicos cardiologistas hemodinamicistas, além de 4 médicos vasculares e 5 neurologistas e neurocirurgião. Com plantão 24 horas por dia, é um dos hospitais da região com o maior número de colaboradores, sendo 453 ao todo.