Secretários de Poços cumprem agenda de reuniões com o governo do Estado
A comitiva formada por representantes de diferentes setores da prefeitura participou de reuniões na sede do governo do estado em Belo Horizonte, entre segunda,1 e quarta-feira, 3.
Estiveram na cidade administrativa o vice-prefeito, Júlio César Freitas; o secretário de Turismo, Ricardo Oliveira; o secretário interino de Cultura, Luis Gustavo Dutra; o secretário de Desenvolvimento e Trabalho (SEDET), Thiago Mariano; a coordenadora de Fomento à Indústria e Comércio, Diva Funchal; e o secretário de governo, Celso Donato.
“ Fizemos diversas reuniões com secretarias e órgãos do estado. Fomos muito bem recebidos e nos aproximamos cada vez mais do governo Romeu Zema (Novo). Neste cenário de dificuldades que enfrentamos com a pandemia, trabalharmos de mãos dadas e com os mesmos propósitos, com certeza, ajuda e muito. Precisamos do governo de Minas para projetar a cidade. Quem não é visto não é lembrado, então, estamos procurando fazer com que o governo de Minas enxergue cada vez mais o potencial e o protagonismo de Poços” , declarou Celso Donato.
Para fortalecer o turismo, um dos setores mais importantes para Poços e que exige adaptações, justamente por causa da pandemia, o secretário Ricardo Oliveira se encontrou com o próprio secretário estadual de Cultura e Turismo (SECULT), Leônidas Oliveira “Mostramos a ele e a equipe toda a importância do processo de concessão dos pontos turísticos. O secretário se comprometeu em nos ajudar na divulgação dessa iniciativa, até mesmo junto aos empresários que atuam no ramo do turismo. Conversamos também sobre a viabilidade do projeto do trem turístico entre Poços e Águas da Prata. Eles reconheceram que Poços merece um tratamento diferenciado de marketing e mídia, seja para divulgar nossas atrativos em Belo Horizonte, nas outras regiões do estado, como em todo o Brasil”, explicou o secretário municipal de turismo.
Na ocasião, o secretário interino de Cultura, Luis Gustavo Dutra, também falou com Leônidas sobre estreitar as parcerias entre o estado e o município. “O nosso objetivo é a valorização da cultura. Que a arte produzida aqui ganhe mais destaque no cenário estadual e nacional. Conversamos ainda com o pessoal da Fundação Clóvis Salgado, que cuida do Palácio da Artes, e com turma da TV Rede Minas e rádio Inconfidentes”.
A viagem ao centro administrativo do Estado foi intermediada pelo representante regional do partido Novo, André Villas Boas e o vereador Kleber Silva (Novo). Outra reunião produtiva feita pela comitiva de Poços foi com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico (SEDE), Fernando Passalio, com o presidente do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI),Tiago Toscano e o diretor João Paulo Braga. Foram tratados temas como o projeto do Terminal de Cargas Multimodal, investimentos para a geração de empregos com a instalação de empresas de tecnologia e outros setores, e a iniciativa de se levar o gás da Gasmig até o distrito industrial. “Além disso, estivemos na secretaria estadual do Meio Ambiente onde falamos sobre a usina de resíduos sólidos. Inclusive, vamos fazer uma feira estadual de tecnologia em resíduos sólidos, aqui em Poços”, adiantou o secretário municipal, Thiago Mariano.
Para o vice-prefeito, Júlio César Freitas, a viagem foi muito produtiva. “Nossa relação com o Estado foi fortalecida. Já temos agendas confirmadas de secretários à cidade e de ações a serem incluídas no calendário do Estado. A equipe do governo estadual se mostrou comprometida em nos ajudar a projetar esse protagonismo e potencial de Poços”.