Sesc Palladium divulga programação de literatura de julho
Centro cultural traz atividades para um público diverso e convidados especiais
A programação de literatura de julho do Sesc Palladium apresenta diversas atrações, para um público diverso e com convidados especiais. A Série pOLISsEMIAS iniciada na programação da Virada Cultural segue exposta até o dia 10 de agosto, nas paredes internas das entradas da rua Rio de Janeiro e da avenida Augusto de Lima. O Ouço, Crio e Recrio traz o projeto Mar de Palavras – Histórias para Brincar que apresenta dois espetáculos, nos dias 16 e 17 de julho. O projeto Caro Leitor realiza uma conversa com Peter Pál Pelbart, filósofo, ensaísta, professor e tradutor húngaro, no dia 21. O ator e poeta Caco Pontes também se apresenta, no dia 27 de julho, na programação do Digas! Poesia Falada, para uma performance gratuita. E encerrando o mês, o Palco Biblioteca traz o pesquisador André Mesquita, que discutirá com o público o seu livro Insurgências Poéticas – Arte Ativista e Ação Coletiva. Confira abaixo os detalhes da programação.
‘Série pOLISsEMIAS’
Criada a partir das experimentações com a palavra poética nos espaços urbanos, iniciadas por Larissa Alberti, desde 2014, a série de intervenções poéticas pOLISsEMIAS explora novas possibilidades entre o texto literário e suportes não usuais para a poesia. Desenvolvido em parceria com Raphael Sales e Luciana Campos, o trabalho propõe diversas formas de interação entre os espaços do Sesc, o visitante, o poema e a cidade. Na série, o leitor é convidado a tatuar a cidade com a letra poética, a integrar performaticamente o poema Quadrilha, de Drummond, e a expandir seu olhar diante da recriação de escritos presentes na rua e em espaços marginais.
‘Ouço, Crio e Recrio’ – ‘Mar de Palavras – Histórias para Brincar’
Baseado em livros de Penélope Martins. No sábado (16/7), será apresentada a incrível história do menino que não queria cortar o cabelo (ed. Folia das Letras) e outras brincadeiras de medo – sessão de contos envolvendo o universo mágico de bruxos, feitiços, lendas de terror, tornando o medo algo possível de combater com riso e alegria. No domingo (17/7), a Princesa de Coiatimbora (ed. Dimensão) e outras histórias de coisas inventadas – sessão de contos que brinca com a quebra do estereótipo feminino e masculino nas brincadeiras, misturando elementos surreais, como duendes e animais falantes.
‘Caro Leitor’ – conversa com Peter Pál Pelbart – ‘Crise e Insurreição’
Para que serve uma crise? Não seria um novo modo de governar? Produzir uma crise a fim de justificar uma intervenção de exceção e uma regressão generalizada? Diante desse quadro, que modalidades de revide vão pipocando por toda parte? Apoiando-se em experiências recentes no Brasil, desde junho de 2013 até o impeachment, a ideia do encontro é repensar o estatuto da resistência hoje. Para essa conversa, o pesquisador utilizará como base autores como Deleuze, Foucault, Agamben, Negri, Viveiros de Castro, o Comitê Invisível entre outros.
‘Digas! Poesia Falada’ – MINIMAL, com Caco Pontes
Performance poética em que o interlocutor transita pelo arquétipo narrador-mc, utilizando elementos visuais e sonoros, de forma lúdica/sensorial. Através de gêneros diversos, busca provocar reflexão crítica sobre a sociedade contemporânea, inspirado no conceito de arte-manifesto. A concepção e atuação são de Caco Pontes. Sonoplastia de João Sobral, luz e projeções Leila Monsegur. A Produção é de Maria Fernanda Carmo.
‘Palco Biblioteca’ apresenta: ‘Insurgências Poéticas’, de André Mesquita
O Palco Biblioteca deste mês discute o livro Insurgências Poéticas – Arte Ativista e Ação Coletiva, do pesquisador André Mesquita. No bate-papo, propõe-se uma reflexão sobre as interseções entre práticas artísticas e ativismo contemporâneo, especialmente nas décadas de 1990 e 2000, em uma investigação sobre os conceitos e objetivos de uma arte coletiva e engajada socialmente, considerando seus modos de experimentação estética e expressão política.
SERVIÇOS
‘Série pOLISsEMIAS’
Data: até 10/8
Horário: 9h às 21h
Local: Foyer Augusto de Lima, Foyer Rio de Janeiro e Acervo Artístico e Literário (Av. Augusto de Lima, 420; e rua Rio de Janeiro, 1046, Centro)
Entrada: livre
Classificação: livre
‘Ouço, Crio e Recrio’ – ‘Mar de Palavras – Histórias para Brincar’
Data: 16 e 17/7
Horário: 15h
Local: Foyer Rio de Janeiro (rua Rio de Janeiro, 1046, Centro)
Entrada: gratuita
Duração: 50 min.
Classificação: livre
‘Caro Leitor’ – conversa com Peter Pál Pelbart – ‘Crise e Insurreição’
Data: 21/7
Horário: 20h
Local: Grande Teatro do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1046, Centro)
Entrada: gratuita, com retirada de ingresso 2h antes.
Duração: 120 min.
Classificação: 16 anos
‘Digas! Poesia Falada’ – ‘MINIMAL’, com Caco Pontes
Data: 27/7
Horário: 19h30
Local: Teatro de Bolso do Sesc Palladium (Av. Augusto de Lima, 420, Centro)
Entrada: gratuita com retirada de ingresso 30 minutos antes da sessão. Espaço sujeito a lotação.
Duração: 60 min.
Classificação: livre
‘Palco Biblioteca’ apresenta: ‘Insurgências Poéticas’, de André Mesquita
Data: 29/7
Horário: 20h
Local: Acervo Artístico e Literário e Foyer Augusto de Lima (Av. Augusto de Lima, 420, Centro)
Entrada: gratuita
Duração: 120 min.
Classificação: livre
Informações sobre o evento (público): (31) 3270-8100
Informações para a imprensa: Ana Paula Rachid (31) 3279-1479 | (31) 98201-1561 | 98766-6951 | 98744-5409 | imprensa@sescmg.com.br
Gerência Geral de Comunicação |
|
– Literatura | Sesc Palladium | BH e região |