Saúde inicia vacinação em transplantados
A Secretaria de Saúde de Poços de Caldas dá sequência à vacinação contra a Covid-19 nesta terça-feira, 18, imunizando as pessoas com comorbidade a partir de 54 anos, profissionais de saúde a partir de 25 anos e também pessoas transplantadas a partir de 18 anos podem receber a 1ª dose do imunizante.
Vacinação das pessoas com comorbidades
Para imunização é necessário apresentação de um dos seguintes documentos: identidade, CPF, Cartão do SUS e Carteira de Vacinação, além de documento que comprove a comorbidade.
Quem será vacinado na fase 1:
–Pessoas com Síndrome de Down a partir de 18 anos;
–Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (Díálise) a partir de 18 anos;
-Pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos;
–Pessoas com Deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos;
**Pessoas que estão em tratamento Oncológico se enquadram em pacientes imunossuprimidos.
Para vacinação é necessária a apresentação de um dos seguintes documentos:
Pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos:Laudos, declarações, prescrições médicas ou relatórios médicos com descritivo ou CID (Cadastro internacional de Doença) da doença ou condições de saúde, CPF ou Cartão do SUS, assinado e carimbado, em versão original.
Pessoas com Deficiência Permanente, cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada – BPC, de 55 a 59 anos:
A deficiência deverá ser atestada por meio de qualquer documento comprobatório, desde que em atendimento ao conceito de deficiência permanente adotado pelo PNO (Plano Nacional de Operacionalização na Vacinação contra Covid-19), que segue:
Laudo médico que indique a deficiência; Cartões de gratuidade no transporte público que indique condição de deficiência; Documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência; Documento oficial de identidade com a indicação da deficiência ou qualquer outro documento que indique se tratar de pessoa com deficiência.
Paras as pessoas pertencentes a esse grupo cadastrados no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) deverão comprovar ser beneficiários para vacinação.
Os documentos solicitados seguem solicitação do Ministério da Saúde, de acordo com o Ofício Circular 115/2021/SVS/MS.
Vacinação das Pessoas transplantadas
– Pessoas com transplante de órgão sólido.
– Pessoas com Transplante de Medula Óssea (TMO).
Documentos
Para imunização é necessário documento de identidade, CPF, Cartão do SUS e Carteira de Vacinação.
Também é necessário a apresentação de comprovação do transplante. Laudos, declarações, prescrições médicas ou relatórios médicos com descritivo.
Confira os locais de Vacinação:
–Drive Thru no Complexo e atendimento a pé na Urca– 08h às 17h
– UBS Regional Leste – Rua Cecília Fischela, 63 – Estância São José – 08h às 15h
– UBS Regional Sul – Av. Antonio Marinoni, 125 – São Sebastião – 08h às 15h
– UBS Jd. Country Club – Rua José Mendonça 131 – Jd. Country Club – 08h às 15h
– PSF Parque Esperança 2 (novo local) – Rua Lázaro de Lima, 280 – 08h às 15h
Vacinação dos Profissionais de Saúde
Nesta etapa serão vacinados os profissionais de Saúde a partir de 25 anos. Segundo o Informe Técnico divulgado pelo Ministério da Saúde, profissionais de saúde são aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais.
No Informe consta a listagem completa dos profissionais contemplados nesta etapa:
Médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos, auxiliares e recepcionistas.
ATENÇÃO: Profissionais de educação física, veterinários, nutricionistas e assistentes sociais devem obedecer aos critérios impostos pelo ministério da saúde, com atuação em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde (hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e semelhantes).
Documentos
Para imunização é necessário documento de identidade, CPF, Cartão do SUS e Carteira de Vacinação.
Para os profissionais de saúde, também é exigido comprovação de vínculo ativo no ato da vacinação.
Confira os documentos que podem ser utilizados: alvará sanitário, carteira de trabalho, MEI (microempreendedor individual), ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) e CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde).
Local de Vacinação
Sala de vacina da Urca – 08h às 17h
Para esclarecimentos e dúvidas ligue: 3697-5973 ou 3697-5985.