Saúde recebe doses da Pfizer para vacinação contra Covid-19 de gestantes e puéperas com comorbidades
A Secretaria Municipal de Poços de Caldas recebeu na tarde desta segunda-feira, 24, 1.170 doses da vacina Pfizer. Poços está entre as três cidades da região que receberam o imunizante deste Laboratório enviado pela Regional de Saúde de Pouso Alegre.
As doses serão disponibilizadas a partir desta terça-feira, 25, somente na Sala de Vacina da Urca, tendo em vista as particularidades de conservação da vacina.
A chegada das novas doses possibilitará a ampliação da vacinação e contemplará gestantes e puérperas com comorbidades.
Pessoas com comorbidades a partir de 30 anos e pessoas com deficiências cadastradas no BPC, conforme determinação da Nota Informativa – 18ª versão, divulgada dia 21/05/2021, também poderão ser imunizadas com a vacina da Pfizer.
Nesta etapa, para vacinação será solicitado identidade, CPF, Cartão do SUS e Carteira de Vacinação, além de laudo médico que comprove a comorbidade e comprovante de residência.
Vacinação das Gestantes e Puérperas (até 45 dias pós parto) com comorbidades
As gestantes e puérperas (até 45 dias pós parto), Deverão receber o imunizante somente na Sala de Vacina da Urca das 8h às 17h.
Equipe recebe capacitação para aplicar a Pfizer
Antes mesmo da chegada das novas doses da vacina, pela manhã a equipe de imunização da Sala de Vacina da Urca, recebeu uma capacitação sobre o manuseio correto das doses de vacina da Pfizer.
A capacitação incluiu conteúdo teórico e prático, como explicou a Enfermeira Responsável pela Sala de Vacina da Urca, Ana Corina Pacheco. “Essa capacitação foi relacionada as doses de vacina da Pfizer que chegam nesta tarde em Poços. Ela tem cuidados especiais devido a tecnologia que utiliza. Foi feito um treinamento tanto do ponto de vista teórico quanto prático, com todas as pessoas da equipe, para que eles entendam as principais diferenças. A dose é diferente, foi explicada a característica da diluição, e os cuidados que essa vacina demanda para ser administrada”, finalizou.
“É muito necessário a atualização da equipe de vacinação pois Laboratórios tem diferentes recomendações e particularidades nos processos de conservação, manuseio e administração das vacinas. Este treinamento confere tranquilidade e segurança para o profissional e para o usuário que irá receber a vacina garantindo a qualidade e a proteção conferida pelo imunobiologico”, destacou a Responsável Técnica de Imunização do Município, Gisele Scatola.