Comércio será reaberto no fim de semana
O Comitê Covid-19 está reunido nesta segunda-feira, 28, para definir novas medidas com o fim da vigência da Resolução N° 049/2021, que impunha uma série de restrições ao comércio de forma geral em Poços de Caldas, como forma de conter a proliferação da Covid-19 no município.
Em entrevista a rádio Onda Poços, o Secretário Municipal de Saúde, Carlos Mosconi, informou que novas medidas estão sendo elaboradas com o fim da Resolução, mas adiantou que o comércio volta ao horário normal, inclusive ao sábado, porém aos domingos o fechamento será às 15h. “As decisões ainda estão sendo discutidas pelo Comitê, mas ficou decidido que no sábado o comércio abre normalmente como seria no meio da semana. Abre comércio, supermercado, feiras-livres, Mercado Municipal. Os bares e restaurantes vão até as 22h e no domingo abre fecha às 15h. Ainda não dá pra fazer uma avaliação completa sobre a situação, mas os indícios são de que as coisas aconteceram positivamente, por isso então houve um consenso de que podemos fazer uma flexibilização e esperamos que a população colabore,” destacou o secretário.
Ainda de acordo com o Secretário a situação ainda requer cuidado e por isso é importante que todos continue seguindo as orientações e as medias preventivas, principalmente aqueles que estiverem em isolamento domiciliar e que não circulem de forma alguma pelas ruas, comércios etc. “Infelizmente nós estamos vivendo um momento grave da pandemia em todo o território nacional, e em Poços também há um aumento considerável na transmissão do vírus e uma alta na ocupação de leitos de UTI. Muitas pessoas morrem diariamente e neste momento o que se pode preconizar continua sendo, o uso de máscara, higienização das mãos e principalmente as pessoas não promoverem aglomerações”, enfatizou Mosconi
O secretário aposta na vacina contra a Covid-19 como uma das formas mais eficazes de evitar a propagação da doença . Nesta terça-feira, 29, inicia a imunização entre as pessoas com 52 anos com a chegada de 4.528 novas doses de vacina. “A vacina está chegando em número razoável e devemos aplicar 8 mil doses esta semana, . Não há nenhuma dúvida que o procedimento eficaz é a vacina, mas mesmo aos que receberam, os cuidados básicos devem ser mantidos. O maior risco que ocorre hoje da propagação do vírus é a aglomeração, principalmente em ambiente fechado. Devemos, portanto alertar exaustivamente a população para esta questão,” finalizou o secretário.
As novas medidas devem ser divulgadas ainda hoje pelo Comitê Covid-19.