DiversosEconomiaNotíciasTransito

Motoristas de App fazem manifestação por direito à vacina contra Covid-19

OS motoristas de aplicativos de Poços de Caldas realizaram uma manifestação na tarde desta quarta-feira, 7, pelo centro da cidade reivindicando que a categoria também seja incluída no cronograma da vacinação contra a Covid-19, assim como foi feito com os trabalhadores do transporte de passageiros coletivo e rodoviário e também motoristas de vans escolares.

A manifestação percorreu ruas do centro até a Secretaria de Saúde – foto Roni Bispo/Poçoscom.com

A diretoria da Associação dos Motoristas de Aplicativos enviou um pedido para a Secretaria Municipal de Saúde solicitando a inclusão dos trabalhadores de passageiros com carros de App, taxistas e mototaxistas, mas ainda não foi atendida.

A carreata seguiu do estacionamento do Parque José Affonso Junqueira, seguindo por algumas ruas centrais até a sede da Secretaria Municipal de Saúde.

O manifesto também foi em homenagem ao motorista Hidelberto Leôncio Rodrigues, de 52 anos, que morreu no domingo após ser infectado pelo Coronavirus.

Rodrigues faleceu no último domingo

De acordo com o motorista de App Walney Matias o objetivo do manifesto é sensibilizar a população e as autoridades de Saúde sobre a importância do trabalho dos motoristas de passageiros e a necessidade de serem vacinados.” Nós estamos trabalhando todos os dias desde o início da pandemia expostos ao vírus e também somos foco de transmissão e não fomos colocados em nenhuma categoria de prioridade, nós fazemos corridas para hospitais, UPA, Hospital de Campanha. Entendemos a importância e a prioridade das demais categorias, mas também precisamos ser vacinados. Não temos bandeira política é pela nossa classe. Precisamos ser vistos e ouvidos. Apelamos pela compaixão do secretário de Saúde, pois somos vulneráveis, nossas famílias são vulneráveis e somos um serviço essencial,” enfatizou Matias.

Ainda de acordo com a Associação, cerca de 1.200 motoristas trabalham com o transporte de passageiros por aplicativo na cidade, principalmente aos finais de semana.

No final do mês de junho os trabalhadores de transporte de passageiros coletivos e rodoviários, bem como os motoristas de vans escolares e os trabalhadores manutenção de veículos e maquinários; serviços administrativos; serviços gerais (limpeza, conservação, vigilância, inspeção de segurança e motoristas associados e/ou empregados de cooperativas foram incluídos no cronograma de vacinação.

De acordo com o Vacinômetro Municipal até a última sexta-feira, 2, o número de trabalhadores do setor vacinados contra a Covid-19 era de  450 trabalhadores. Todos vacinados dose única do imunizante.

Em relação aos motoristas por aplicativo, a Secretaria Municipal de Saúde informou que não tem previsão de incluir novas categorias nos grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.