Músicos locais poderão participar ao vivo do Radar Cultural da Libertas FM
Valorizar e divulgar o rico e diverso cenário da música autoral local. Esse é o objetivo do programa Radar Cultural, da Libertas FM, que a partir desta sexta-feira, 6 de agosto, abre espaço para a participação ao vivo de músicos, bandas e compositores locais, que poderão contar um pouco de suas trajetórias artísticas.
O Radar Cultural vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h, com destaque para as músicas locais que chegam à emissora oficial do município por meio da campanha “Minha música toca na Libertas”, parceria das secretarias municipais de Comunicação Social e Cultura, que visa ampliar as ações de divulgação da música autoral poços-caldense no rádio.
Agora, o programa passa a contar também com um espaço para a participação ao vivo dos músicos locais, toda sexta-feira, das 15h às 16h. A estreia fica por conta do músico e compositor poços-caldense Guto Pinheiro, que lança seu primeiro álbum – intitulado “Lá do Alto” – no Radar Cultural da Libertas.
Os músicos, bandas e compositores locais que tenham interesse de participar ao vivo do programa “Radar Cultural” podem entrar em contato com a emissora pelo WhatsApp (35) 3721-9494.
Artistas locais na Libertas
Desde o ano passado, as canções autorais já estão sendo executadas na emissora, mas a ação foi intensificada e sistematizada a partir da campanha “Minha música toca na Libertas”. Agora, com a nova programação, a Libertas se consolida como espaço privilegiado de divulgação e presença dos artistas poços-caldenses.
A ação é uma das metas previstas no Plano Municipal de Cultura. “Temos uma produção musical muito diversificada e de grande qualidade. Desde o início da campanha, em março deste ano, a participação dos artistas tem superado a nossa expectativa. Acompanhamos a intensa produção musical local, com lançamentos de singles e participação dos artistas poços-caldenses em premiações e editais e queremos que o público também possa ter acesso às músicas, por meio desse importante veículo de divulgação, que é a Libertas FM. Agradecemos imensamente pela parceria que acaba de render mais esse fruto, que é a participação ao vivo dos nossos artistas no programa Radar Cultural”, destaca o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.
Para participar da campanha “Minha música toca na Libertas”, basta preencher o formulário disponível no link bit.ly/musicanalibertas.
É necessário informar o nome da música, dos intérpretes e dos compositores, o link de acesso ao arquivo da canção, informações complementares sobre a música e, se houver, órgão e código de registro da música, além de dados de contato do músico.
As músicas precisam estar exclusivamente em formato MP3 e com boa qualidade técnica de gravação. Cada músico ou banda pode enviar quantas canções quiser.
Nova programação
A programação da Libertas FM 99,5 está passando por uma ampla reformulação, com destaque para o conteúdo jornalístico, educativo, cultural e prestação de serviço. “Temos um novo jornal, o resumo do dia, mais jornalismo durante toda a programação e a valorização dos músicos locais. Nossa nova programação tem o intuito de levar mais informação aos ouvintes e destacar a intensa produção cultural de Poços de Caldas”, enfatiza o secretário municipal de Comunicação Social, Paulo Ney de Castro Jr.
De caráter educativo e coordenada pela Secretaria Municipal de Comunicação Social, a Rádio Libertas 99,5 FM é a emissora oficial do município de Poços de Caldas. Além do rádio, a programação pode ser acompanhada também pela internet (libertas.pocosdecaldas.mg.gov.br).
Guto Pinheiro
O músico e compositor poços-caldense Guto Pinheiro lança nesta sexta-feira, 6, às 15h, o seu primeiro álbum – “Lá do Alto” – no programa “Radar Cultural”. Gravado em 2020, no auge da quarentena imposta pela pandemia de Covid-19, o álbum reúne nove músicas autorais.
Com composições calcadas no pop-rock e reggae, usando elementos de samba, rock e xote, as músicas trazem situações cotidianas envolvendo o tema amor, oferecendo ao público um som estimulante e muito melódico. O álbum recebeu o nome de “Lá do Alto” porque as canções foram compostas da varanda da casa de Guto Pinheiro, de onde é possível visualizar o centro de Poços de Caldas.