NotíciasPolícia

Receita Federal destrói 62 mil maços de cigarros

A Receita Federal destruiu nesta sexta-feira, 62 mil maços de cigarros contrabandeados. Os produtos foram apreendidos durante fiscalização conjunta com a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar entre os dias 16 e 20 de agosto em vários pontos da região.

cigarros contrabenadeados
Os cigarros contrabandeados foram apreendidos em operações realizadas ao longo da semana – foto Receita Federal

A carga avaliada em R$ 310 mil foi enviada para a UFLA – Universidade Federal de Lavras,  onde foi feita a destruição dos cigarros.

Para viabilizar o processo foi utilizada uma máquina desenvolvida pela UFLA e que realiza a separação de embalagens, tabaco e o filtro dos cigarros, com capacidade de separar o conteúdo de 1.161 maços de cigarro por hora.

máquina construída pela UFLA para destruir cigarros
A máquina foi construída pela equipe da UFLA para descaracterização do cigarro e os componentes serem usados como compostagem e reciclagem – foto Receita Federal

O objetivo da descaracterização é o aproveitamento dos itens: o tabaco será utilizado em processos de compostagem para confecção de adubo; estudos estão sendo realizados para aproveitar os filtros, utilizando-os em compostos para fazer telhas e blocos; e os plásticos das embalagens serão enviados para a coleta seletiva para reciclagem.

“Estamos dando uma destinação sustentável aos cigarros, que são nocivos à saúde. Revertendo algo ruim em benefício da comunidade e do meio ambiente. E, ao mesmo tempo economizando recursos públicos, já que a parceria para descaracterização dos cigarros, não gera custos para a Receita Federal, além de fomentar os projetos sustentáveis da UFLA” explica o Delegado da Receita Federal do Sul de Minas, auditor-fiscal Michel Lopes Teodoro. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.