Guaxupé participa de estudo do Butantan para identificar variantes do coronavírus
Teve início nesta sexta-feira, 27, em Guaxupé, o cadastro dos voluntários que querem participar de um estudo do Instituto Butantan, que vai realizar o sequenciamento genético da Covid-19 e também participar dos testes da Butanvac, imunizante produzido pelo Instituto sem insumos estrangeiros.
A iniciativa faz parte de uma parceria entre o Governo de São Paulo e a prefeitura de Guaxupé. A expectativa é de que mais de mil moradores participem do estudo.
Serão selecionadas 616 casas para realizar os testes de antígeno, o teste rápido, que identifica se a pessoa está com o coronavírus.
A coleta será feita no perímetro urbano por equipes do hemocentro, prefeitura e do Instituto Butantan. O objetivo do estudo é identificar qual é o cenário epidemiológico na cidade e qual é a variante que predomina. Após a coleta, as amostras serão encaminhadas para a sede do Butantan.
Teste da vacina nacional
A parceria visa também a participação dos moradores no teste da Butanvac, um imunizante produzido integralmente pelo Instituto Butantan e que não depende de insumos de outros países.
A cidade sulmineira foi escolhida por estar vacinando adultos com mais de 28 anos, por isso, os estudos atingirão pessoas não vacinadas de 18 até esta faixa etária. A inclusão da cidade nos testes clínicos foi aprovada pela Comissão Nacional de Ética e Pesquisa (Conep).
Os ensaios clínicos da vacina serão divididos em duas fases. A primeira irá avaliar a segurança e dose ideal do imunizante, e conta com um total de 418 voluntários selecionados de Ribeirão Preto e, agora, Guaxupé. A segunda irá avaliar a resposta imune e contará com mais de 5 mil voluntários. Também será analisado o desempenho da vacina diante das novas variantes do coronavírus.
Os moradores que desejam se voluntariar para fazer parte dos estudos devem realizar a inscrição por meio do site da prefeitura: http://www.guaxupe.mg.gov.br/vacina-butanvac