PM Meio Ambiente prende 5 pessoas durante operação
Cinco pessoas foram presas nesta sexta-feira, 3, durante a Operação “Paz no Campo XVI”, realizada pela 18ª Companhia de Meio Ambiente. Duas pessoas foram multadas em R$ 14 mil por manter pássaros da fauna brasileira em cativeiro.
A operação foi planejada pelo Comando de Policiamento de Meio Ambiente e desencadeada simultaneamente em todo o Estado de Minas Gerais.
O objetivo da operação é promover mais segurança aos moradores da Zona Rural através de ações e operações preventivas e repressivas realizadas pelas Frações da Polícia Militar Ambiental, distribuídas em todo o Estado.
Ao longo do dia foram realizadas várias blitz em estradas vicinais e verificação de denúncias em propriedades rurais.
A 18ª Companhia de Meio Ambiente contou com todo o efetivo Administrativo e Operacional das Frações de Poços de Caldas, Alfenas, Guaxupé, Passos, Carmo do Rio Claro, Cássia, Piumhi e São Roque de Minas em 14 viaturas 4×4.
Ao todo foram cumpridos 04 Mandados de Busca e Apreensão que resultou na apreensão de 05 armas de fogo de calibres diversos, 76 munições, 01 Gaiola, 02 pássaros da Fauna Silvestre Brasileira apreendido.
Ao todo 61 veículos foram fiscalizados e 91 pessoas identificadas e 02 autos de infrações foram aplicados aos autores que mantinham pássaros em cativeiro, totalizando R$14.790,00.
Na operação 05 pessoas foram presas pela pratica de crimes ambientais e posse irregular de armas de fogo sendo 03 em Serrania, 01 em Piumhi e 01 em Itaú de Minas.
Ações com resultados positivos como a realizada nesta sexta-feira foi possível devido às denúncias que a população fez a Polícia Militar de Meio Ambiente diretamente nas Frações ou através do Disque Denúncia Unificado DDU-181, sobre a prática de crimes ambientais.