Dia Internacional do Idoso: Poços amplia atendimento do CIADI em 50%
Nesta sexta-feira, 1º de outubro, é celebrado o Dia Internacional das Pessoas Idosas, também conhecido como Dia Internacional do Idoso. Em Poços de Caldas, a data será marcada pela ampliação – em 50% – do atendimento do Centro Integrado de Atendimento Diurno ao Idoso (CIADI), o primeiro Centro Dia do município e do estado de Minas Gerais, que se caracteriza como uma nova modalidade de atendimento diurno no cuidado às pessoas idosas.
A assinatura do 5º Termo Aditivo ao Termo de Colaboração nº 007/2018, celebrado entre a Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social, e a Associação Metodista de Ação Social (AMAS), será realizada às 15h desta sexta-feira (1º), na sede do CIADI (Avenida Alemanha, 15 – Parque das Nações).
O Centro Dia é um espaço que oferece diversas atividades que contribuem no processo de envelhecimento ativo e saudável. O atendimento é gratuito e tanto os idosos como os familiares se beneficiam do serviço.
Por meio de termo de colaboração entre a AMAS e a Prefeitura, até o dia 30 de setembro, o CIADI tinha como meta de atendimento 40 idosos por dia. A partir do 5º termo aditivo, esse número está sendo ampliado para 60 idosos por dia, de ambos os sexos, com 60 anos ou mais e que se encontram em vulnerabilidade e risco social, o que representa um acréscimo de 50% na oferta do serviço.
História
A Associação Metodista de Ação Social (AMAS) teve sua origem em 1946, com o “Dispensário Ambrósia Cortes”, em homenagem à fundadora que, através de um grupo de senhoras da Igreja Metodista de Poços de Caldas, deu início a ações que minimizassem as necessidades socioeconômicas das famílias que se encontravam em extrema pobreza. Por meio desse trabalho, a AMAS foi se consolidando e, em 1994, passou a ser reconhecida como instituição filantrópica com títulos de utilidade pública municipal, estadual e federal.
Em 2007, a AMAS, tendo ciência da necessidade de um serviço especializado no cuidado das pessoas idosas e devido ao grande número de idosos em Poços de Caldas, criou o Centro Integrado de Atendimento Diurno ao Idoso – CIADI, o primeiro Centro Dia do município e do estado de Minas Gerais.
O CIADI conta com equipe multidisciplinar que oferece oportunidades aos idosos de participarem de uma série de atividades que são pensadas e elaboradas para manter ou desenvolver competências próprias da idade, prevenindo e promovendo a saúde e o bem-estar geral de seus frequentadores, contribuindo para a melhora da qualidade de vida, fortalecendo os vínculos familiares, proporcionando a diminuição da sobrecarga dos cuidadores domésticos e a oferta de segurança para a família com cuidado e proteção para seu idoso, sempre norteado pela Política de Assistência Social e Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, além do acompanhamento sistemático do Conselho Municipal do Idoso.
Dia Internacional do Idoso
De acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, o Dia Internacional do Idoso foi criada em 1991, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU). A data reforça os termos da Resolução 46, que objetiva sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento, destacando a necessidade de proteção e de cuidados para com essa população.
No Brasil, em 1º de outubro de 2003, foi aprovada a Lei nº 10.741 (Estatuto do Idoso), prevendo em seu art. 2º que, ao idoso sejam garantidas todas as oportunidades e facilidades para a preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.
No art. 3º, o Estatuto ressalta que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
Ainda segundo dados do Ministério da Saúde, em 2030, o número de idosos no Brasil deve superar o de crianças e adolescentes de zero a quatorze anos. Em sete décadas, a média de vida do brasileiro aumentou 30 anos, saindo de 45,4 anos em 1940, para 75,4 anos em 2015.
Serviço:
Assinatura do 5º Termo Aditivo ao Termo de Colaboração nº 007/2018
Data: 01/10/2021
Horário: 15h
Local: Sede do CIADI – Avenida Alemanha, 15 – Parque das Nações.