Alcoa e APS plantam a quarta Floresta de Bolso na cidade
Mais uma Floresta de Bolso começou a nascer em Poços de Caldas. E desta vez no campus de Poços de Caldas da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais. Esta é a quarta edição do projeto desenvolvido pela Associação Poços Sustentável (APS), em parceria com as organizações American Forests e Alcoa Foundation, por meio de um programa denominado Partnership for Trees, que tem como objetivo plantar árvores nas localidades onde a Alcoa tem operação.
O projeto tem ainda a parceria da Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas, PUC Minas – Poços de Caldas, Prefeitura Municipal e Departamento Municipal de Eletricidade.
Durante o evento de lançamento, realizado no último dia 28, representantes e voluntários dos parceiros plantaram parte das 400 mudas de 38 espécies nativas que formarão a Floresta de Bolso.
“Hoje é mais um momento muito especial para a Alcoa”, destacou Fabio Martins, gerente geral de Operações da Unidade de Poços de Caldas. “Chegamos à quarta edição do Floresta de Bolso em Poços de Caldas, um projeto que faz parte das nossas ações de sustentabilidade e impacta tão positivamente não só no equilíbrio climático quanto na qualidade de vida das nossas comunidades. Basta observar os benefícios da primeira Floresta de Bolso, implantada no bairro Santa Ângela, que se tornou um espaço de lazer e de atividades físicas para a população do seu entorno”.
Para Maria José Scassiotti, presidente da APS e coordenadora de Extensão do Curso de Administração da PUC, e uma das sugestoras para a implantação da Floresta de Bolso na Universidade, o projeto vem ao encontro das ações ambientais que a universidade já desenvolve, com base nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). “Ela também irá tornar o espaço mais bonito e agradável para os nossos alunos, proteger o rio que corre ao fundo e oferecer melhor qualidade de ar à comunidade do bairro Maria Imaculada, nosso vizinho”.
Ainda estão previstas mais duas edições do Florestas de Bolso, uma no campus de Poços de Caldas da Unifal (Universidade Federal de Alfenas) e outra ainda em definição.
Sobre as Florestas de Bolso
A iniciativa tem como objetivo restaurar pequenos fragmentos de florestas de espécies nativas da Mata Atlântica em áreas urbanas e, assim, trazer todo o benefício das árvores para centros urbanos altamente perturbados/impactados. São criados nichos de floresta que trarão mais conforto térmico à sua microrregião, recriarão uma paisagem mais orgânica e integrada ao ambiente urbano e promoverá a alteração da percepção da importância das florestas nas comunidades/bairros, fomentando o cuidado com a natureza entre os estudantes e moradores/comunidade.
A primeira Floresta de Bolso foi implantada no final de 2017 e inaugurada em 2019, com toda a infraestrutura, como iluminação, passarelas para pedestres, passeios e bancos, no bairro Santa Ângela; a segunda foi implantada no Jardim Kennedy II e, a terceira, nas áreas do CAIC Professor Arino Ferreira Pinto e Centro Educacional Municipal Dr. João Batista Ferreira Monteiro.