Muzambinho e mais 13 cidades da região não terão révellion e carnaval
Prefeitos de 14 cidades pertencentes à Associação dos Municípios Micro Região Baixa Mogiana (Amog) tomaram a decisão de forma conjunta e unânime na tarde desta sexta-feira, 26, durante uma reunião online. Entre as cidades estão Muzambinho e Monte Santo de Minas que têm os mais tradicionais carnavais da região.
A reunião foi realizada no formato on-line e além dos prefeitos também contou com a presença dos secretários e gestores de Cultura dos municípios.
De acordo com a Amog, apesar do avanço da vacinação da população contra a Covid-19 e da redução dos níveis de internação e falecimento em decorrência da enfermidade, a proposta leva em consideração diversos aspectos, como a atenção aos índices hospitalares, suscetíveis a impactos após as festas de final de ano, bem como a instabilidade enfrentada no período de pandemia, que dificulta o cumprimento do planejamento e dos prazos legais para a contratação e entrega de serviços estruturais da festa.
A decisão conjunta leva também em consideração a sensibilidade pelas famílias enlutadas pela recente perda de seus entes queridos para a doença e evita que decisões unilaterais possam promover fluxos de foliões, para além do que já se registra com a vinda de moradores de outras cidades para os municípios nesse período de festas.
Foi decido também a prerrogativa de que festas particulares possam ser canceladas pelas Prefeituras a depender do avanço da pandemia, em razão do interesse público e sanitário.
Gilson Mello, presidente da AMOG, também aproveitou para enfatizar que a pandemia não acabou e os municípios precisam manter os cuidados para continuar com uma boa situação epidemiológica.
Também integram à Amog os seguintes municípios: Alterosa, Arceburgo, Areado, Bom Jesus da Penha, Botelhos, Cabo Verde, Guaranésia, Guaxupé, Itamogi, Jacuí, Juruaia, Nova Resende e São Pedro da União. Fonte Ascom Amog