Prefeitura decreta luto oficial pelo falecimento de João Piva
A Prefeitura de Poços de Caldas decretou luto oficial de três dias pelo falecimento de João Batista Piva, presidente-fundador da Associação dos Agricultores Familiares do Córrego D’Antas. O decreto 11.970 será publicado no Diário Oficial do Município desta terça-feira, dia 9.
O decreto leva em consideração os inestimáveis serviços prestados por João Piva à comunidade, como membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável; sua destacada atuação como fundador e primeiro presidente da ASSODANTAS, no país e no exterior na busca da certificação Fair Trade e a importância de Piva como produtor rural.
Nascido em 1963 em Poços de Caldas, João Batista Piva, estudou até a terceira série do primário, trabalhou como meeiro na Fazenda Matão e casou-se com Sandra Benelli Piva. Juntos se mudaram para o Córrego D’Antas e tiveram o seu único filho, Wellington Benelli Piva.
João Piva sempre foi muito participativo em sua comunidade e integrou, por vários anos, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, como representante do Córrego D’Antas. Conquistou muitas melhorias para a comunidade, entre elas, a criação da Assodantas, Associação dos Agricultores Familiares do Córrego D’antas, em 2004, da qual foi presidente fundador.
Como presidente, foi o responsável por acreditar e liderar os associados na busca de um objetivo comum, que era a certificação Fair Trade, conquistada em 2009. Por seu trabalho, tornou-se uma referência em Poços de Caldas, no Brasil e no mundo para o movimento Fair Trade. Faleceu no último domingo, aos 53 anos, vítima de infarto.