Projeto de lei prevê a ampliação do horário de atendimento à população na Câmara Municipal
A primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Poços de Caldas após o recesso parlamentar, desta terça-feira, 2, foi marcada por uma grande demanda de requerimentos e questionamentos por parte dos vereadores junto ao Executivo, além das votações de projetos e ainda a presença do secretário municipal de Saúde, Carlos Mosconi.
Ao todo foram apresentados 111 requerimentos com questionamentos voltados para a administração municipal.
O presidente da Câmara Municipal, Marcel Heitor encaminhou requerimentos ao Executivo questionando sobre os procedimentos adotados pelas secretarias competentes para mais segurança no sistema de monitoramento de câmeras de segurança na área central da cidade e demais áreas da cidade.
Marcelo Heitor também quer saber quais medidas estão sendo adotadas pela prefeitura para maior segurança na rampa de voo livre e os voos duplos.
Ainda durante a sessão, o presidente da casa apresentou uma Moção de Apoio ao Governador de Minas Gerais, Romeu Zema para a manutenção da alíquota do ICMS combustível e do cumprimento das determinações da Lei Complementar Federal n 194, de 23 de junho de 2022.
E ainda apresentou um Projeto de Lei para abertura da Câmara Municipal e atendimento à população a partir das 9h da manhã. “A medida visa ampliar o horário de atendimento aos moradores de Poços de Caldas trazendo assim, mais oportunidades e facilidades para a população poços-caldense,” destacou o presidente da Câmara.
Devido a quantidade de requerimentos, nem todos foram votados, pois ainda era aguardada a presença do secretário municipal de Saúde, Carlos Mosconi, que foi convidado pelos vereadores Lucas Arruda e Tiago Braz, ambos da REDE, para dar esclarecimentos a respeito dos leitos hospitalares no município.
Os vereadores questionaram sobre o que o titular da pasta tem feito para aumentar a oferta de leitos nos hospitais da cidade.
O convite ao secretário também tinha como objetivo saber da relação de leitos hospitalares e de UTIs disponíveis e ainda a possibilidade de transforma o Hospital da Zona Leste em uma unidade municipal com a disponibilidade de leitos 24 horas por dia.
Mosconi destacou que no momento Poços de Caldas conta com 619 leitos, sendo que 264 estão disponíveis para o Sistema Único de Saúde. Para o secretário este número está dentro do esperado, porém se tivessem mais 100 leitos públicos seriam o ideal para atender a demanda.