Meteoro explodiu antes de tocar o chão nas proximidades de Poços
Esta foi a conclusão de 80 pessoas entre astrônomos, profissionais e amadores que numa ação conjunta analisaram a trajetória do meteoro que assustou moradores de Poços de Caldas e região no Sul de Minas e interior de São Paulo durante a sua passagem pela região na madrugada da última quarta-feira, 3. A câmera de de uma das viaturas do Corpo de Bombeiros em Poços de Caldas , flagrou o momento da explosão do meteoro ainda no céu
De acordo com a Bramon (Brazilian Meteor Observation Network ou Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros), o meteoro explodiu antes de tocar no solo a uns 40 quilômetros de altitude na região de Poços de Caldas.
Um forte clarão e um tremor foi sentido por moradores da zona oeste, leste e zona sul de Poços de Caldas às 5h10 da madrugada. O fenômeno foi registrado durante a passagem de um meteoro brilhante registrado pelo Observatório do Pico dos Dias, localizado em Brazópolis, que é gerenciado pelo Laboratório Nacional de Astrofísica.
Os pesquisadores da Bramon informaram que ao entrar na atmosfera terrestre, a uma velocidade de quase 60 mil km/h, o meteoro, que deveria medir cerca de 1 metro de diâmetro, explodiu o que causou o clarão.
Por causa do tamanho do meteoro, além de Poços de Caldas, o clarão pôde ser visto também em cidades mineiras, e interior de São Paulo, como Aguaí, Hortolândia, Rio Claro, Amparo, Pedreira, Campinas, Sorocaba e São João da Boa Vista, além da própria capital paulista.