NotíciasPolítica

Eleições 2022: Conheça Yula Merola do AVANTE, candidata a Deputada Federal

O Poçoscom.com, com o compromisso de apresentar aos eleitores de Poços de Caldas e região os candidatos que vão disputar uma vaga na Assembleia Legislativa e também no Congresso Nacional, segue com a série de entrevistas com os candidatos de Poços de Caldas.

Yula Merola é candidata a deputada federal pelo AVANTE – foto divulgação

Nossa sexta entrevistada é Yula Merola, que disputa a eleição para deputada federal pela primeira vez, aos 50 anos de idade pelo Partido AVANTE.

Yula Merola é casada há 28 e tem dois filhos. Traz no currículo a experiência de mais de 20 anos na Área Pública, nos setores de Vigilância em Saúde (Sanitária, Epidemiológica e Ambiental), Departamento de Assistência Farmacêutica, atendendo na linha de frente da COVID e no Departamento de IST/AIDS.

Atua na área de Pesquisa, com doutorado em Ciências e Pós-Graduação em Liderança e Gestão Pública, -Principles and Practice of Clinical Research pela Harvard Medical School e Gestão Ambiental e hoje Pesquisadora de Pós-Doutorado na Unifal na implantação de Observatório de Políticas Públicas.

Paralelamente atua na área acadêmica, como professora universitária onde implantou e coordenou o curso de Farmácia e da Pós-Graduação. Colaboradora do Projeto de Pesquisa de Câncer e Radiação Natural, Coordenadora do Registro de Câncer de Base Populacional de Poços de Caldas. Foi presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Minas Gerais.

Desde 2003 atua em ações e projetos de Gestão de Resíduos Sólidos, sendo em 2006 como equipe de Governo e também membro de Organizações Sociais uma das colaboradoras do Plano Municipal de Gestão de Resíduos e apoio para criação da cooperativa de catadores Ação Reciclar.

Yula Merola também é membro de Organizações Sociais (Movimento Lixo e Cidadania, Rede Ambiental Sul de Minas, Rede Ambiental de Poços de Caldas, Associação Poços Sustentável) na área ambiental na elaboração de projetos de captação de recursos de boas práticas ambientais que trouxeram prêmio e honrarias (Prêmio Santander Universidade Solidária, Prêmio Assis Chateaubriand de Responsabilidade Social, Menção Honrosa- 3º Benchmarking Ambiental Brasileiro).

Yula Merola também é líder cívica da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade-RAPS e ex Presidente e membro da Associação Poços Sustentável (APS), Líder do Movimento Acredito e RenovaBR.

Em 2020 foi candidata à Prefeitura de Poços de Caldas.

O Poçoscom.com preparou uma série de perguntas para todos os candidatos, para que o eleitor possa conhecer a trajetória e propostas, buscando auxiliar na importante escolha do dia 2 de outubro. Confira a entrevista com a candidata a deputada federal, Maria Cecília Figueiredo Opípari do PT.

Roni Bispo (Poçoscom.com)

– Por que você decidiu se candidatar?

Yula Merola (AVANTE)

– Vontade de poder fazer as mudanças necessárias para diminuir as desigualdades e tornar uma cidade, um estado, um país melhor para todos. 

Mostrar o que é possível fazer para diminuir as desigualdades. Para cuidar das pessoas que mais precisam. Para termos uma gestão eficiente, moderna e ousada.

Quero muito cuidar da nossa gente. Quero que as nossas crianças tenham direito a ter um futuro. Fazer com que nossos jovens não entrem na violência, nas drogas, mas que eles possam ter uma boa escola e se preparar de uma forma digna para o mercado de trabalho. Cuidar das mulheres que sofrem. Enfim, cuidar de todos.

Roni Bispo (Poçoscom.com)

 – Na sua opinião ou visão porque Poços de Caldas e região precisa de um representante no Congresso Nacional?

Yula Merola (AVANTE)

– Há mais de 10 anos, estamos sem um Deputado Federal genuinamente de Poços de Caldas ou Região, o que se perdeu de recursos durante esse período? Muito.

Cada Deputado Federal possui uma cota individual de pouco mais de R$ 60 milhões por mandato (4 anos), que podem ser destinados a um máximo de 25 emendas diferentes por ano. Mas existe uma ressalva importante: metade do valor das emendas precisa ir para a saúde.

Ao não se ter representantes no legislativo federal, Poços de Caldas perde força e parte de sua capacidade de realizar muitas obras e ações, uma vez que determinadas parcelas da renda dos municípios advêm justamente de emendas parlamentares destinadas pelos deputados.

Ter um deputado na cidade é muito importante, tanto para garantir uma representatividade política que contribua para conquistar mais recursos para atender as necessidades do município nas questões relativas à saúde e educação, quanto em diversas outras áreas. Também colabora para fortalecer a participação social e a fiscalização dos atos do governo, evitando assim a centralização do poder e contribuindo na organização ao Estado.

Roni Bispo (Poçoscom.com)

– Quais são suas propostas?

Yula Merola (AVANTE)

1)            Saúde

•             Recursos do Programa de Fomento à Pesquisa em Saúde

•             Apoio à Inovação e à Pesquisa Científica e Tecnológica no Sistema Único de Saúde

•             Ampliação dos medicamentos da Farmácia popular

•             Defesa da Estratégia Saúde da Família, como um dos pilares primordiais no processo de consolidação do SUS- Sistema Único de Saúde;

•             Valorização das agências reguladoras

2)            Educação

•             Apoiar projetos de educação em tempo integral

•             Aprimorar o Prouni e o Fies

•             Fortalecimento da CAPES, CNPQ e FINEP

•             Fortalecimento do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia e Inovação

•             Ampliação do orçamento para merenda nas escolas.

3)            Meio Ambiente

•             Mudança na política de seguridade social dos catadores

•             Corresponsabilidade da instituição financeira na concessão de financiamento a projetos ambientais sujeitos a licenciamento

•             Revisão da lei de agrotóxicos

•             Ampliação da fiscalização sobre as empresas poluidoras

4)            Jovens

•             Políticas ativas para o mercado de trabalho

•             Incentivo e desenvolvimento de startups e empresas de inovação e tecnologia.

•             Ampliação da oferta de educação técnico-profissionalizante integrada ao Ensino Médio

5)            Emprego

•             Facilitar a mobilidade dos trabalhadores entre empresas, setores e regiões

•             Políticas e investimentos direcionados a determinadas áreas geográficas podem complementar as transferências sociais já existentes

6)            Mulheres

•             Criação da Lei Lidera Mulher

•             Facilitação do crédito a microempresas e empresas de pequeno porte controladas e dirigidas por mulheres e a microempreendedoras

7)            Farmacêuticos

•             Luta pelo piso salarial

•             Farmacêuticos nos NASF

•             Anuidade de acordo com o salário recebido

8)            Fome

•             Desoneração dos itens da cesta básica

•             Estimular a criação de ‘miniceasas’

•             Renda Mínina

9)            Idosos

1) Lutar para tipificar os crimes cometidos contra a pessoa idosa

2) Empregabilidade do Idoso: Incentivo ao empresariado.

3) Incentivo Federal às Prefeituras, para expandir os Ciadi (Centro Dia)

4) Conselho Tutelar do Idoso

Roni Bispo (Poçoscom.com)

– Como pretende legislar, caso seja eleita?

Yula Merola (AVANTE)

– Para todos. A política é muito abrangente e está, em geral, relacionada com aquilo que diz respeito ao espaço público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.