Eleições 2022: Conheça Celso Donato de Morais Filho do PSD, candidato a Deputado Federal
O Poçoscom.com, com o compromisso de apresentar aos eleitores de Poços de Caldas e região os candidatos que vão disputar uma vaga na Assembleia Legislativa e também no Congresso Nacional, segue com a série de entrevistas com os candidatos de Poços de Caldas.
Nosso oitavo entrevistado é Celso Donato de Morais Filho, que disputa a eleição para deputado federal pela segunda vez, aos 42 anos de idade pelo PSD – Partido Social Democrático.
Celso Donato de Morais Filho, mais conhecido como Celso Donato é poços-caldense, casado e pai de uma filha.
Ao longo de 20 anos, Celso Donato foi adquirindo experiência na política atuando como assessor parlamentar. Em 2007 foi nomeado diretor do Plano Municipal da Juventude e em 2009 foi coordenador da Divisão de Educação Permanente.
Além disso, foi um dos líderes do Diretório Acadêmico da PUC Minas Campus – Poços de Caldas e um dos fundadores do Diretório Central dos Estudantes.
Celso Donato foi coordenador das duas campanhas eleitorais do prefeito Sergio Azevedo e participou da atual administração como secretário municipal de Comunicação e de Governo.
O Poçoscom.com preparou uma série de perguntas para todos os candidatos, para que o eleitor possa conhecer a trajetória e propostas, buscando auxiliar na importante escolha do dia 2 de outubro. Confira a entrevista com o candidato a deputado federal, Celso Donato do PSD.
Roni Bispo (Poçoscom.com)
– Por que você decidiu se candidatar?
Celso Donato (PSD)
– É a primeira vez que irei concorrer a um cargo eletivo. Muito embora já tenha experiência de quase 20 anos na vida pública, é a primeira vez que coloco meu nome à disposição, com objetivo de representar Poços e todo o Sul de Minas. Poços de Caldas e nossa região precisam recuperar seu prestígio, com um representante em Brasília! Me sinto pronto, preparado para ser esta pessoa. Estou na atividade política e vida pública há 19 anos, tendo acumulado experiência por onde passei. Fui assessor direto de 2 deputados da nossa região, sendo o ex-deputado Dr. Carlos Mosconi e do deputado Dalmo Ribeiro, acompanhei de perto o trabalho do ex-deputado Geraldo Thadeu em Brasília e trabalhei com os ex-prefeitos, saudoso Sebastião Navarro e também, Paulinho Courominas. Mais recentemente fui também secretário de governo da maior cidade do Sul de Minas, Poços. Tudo isso me deu uma bagagem muito grande e me fez saber e conhecer o que Poços e a nossa região mais precisam, as necessidades e carências do Sul de Minas. Além disso sou o único candidato a deputado federal que conta com apoio do Prefeito de Poços, Sérgio Azevedo.
Roni Bispo (Poçoscom.com)
– Na sua opinião ou visão porque Poços de Caldas e região precisa de um representante na Câmara Federal?
Celso Donato (PSD)
– Poços necessita de um representante, com urgência! O principal problema de Poços de Caldas neste momento, é em realmente não ter um Deputado Federal. Boa parte dos gargalos da administração pública municipal, poderiam ser resolvidos com um representante! O prefeito precisa deste apoio para seguir administrando a cidade. Uma parcela de recursos chega por meio de impostos que são arrecadados em Poços e volta de forma constitucional, mas grande parte dos possíveis recursos chegam mesmo por meio das Emendas Parlamentares. Poços já vai para 8 anos sem um Deputado, algo que se tornou um dos principais problemas da cidade. É necessário união para que isso não perdure por mais 4 anos.
Roni Bispo (Poçoscom.com)
– Quais são suas propostas?
Celso Donato (PSD)
– Há três áreas principais que pretendo trabalhar. Nesse momento pós-vacina, já cito a Saúde Pública. Quero lutar pela saúde, pois exames, cirurgias, e consultas com especialistas, ficaram represados e hoje temos uma fila de pessoas aguardando por anos, para a realização destes procedimentos e cirurgias eletivas.
A outra questão é a geração de empregos. O emprego é algo que bato muito na tecla, pois dá dignidade às pessoas! A pessoa desempregada, já começa o dia numa situação muito triste. E em nossas andanças pela região eu percebi uma necessidade latente de geração de novas vagas de emprego. As pessoas querem também oportunidade na sua cidade, na Zona Urbana. Vamos incentivar junto aos prefeitos da nossa região, a construção de Distritos Industriais. Cabo Verde tem que ter Distrito Industrial, Botelhos, Caldas, Santa Rita de Caldas, Campestre, enfim, municípios que estou citando como exemplo, mas muitos outros também precisam realmente de investimentos.
E não poderia deixar de falar da questão da Segurança Pública. Nós ainda temos, muitos problemas com roubo e outros crimes por toda região. Há um trabalho excelente da Patrulha Rural e da Polícia Militar como um todo, mas nós precisamos investir mais! Não só com viaturas, mas também em equipamentos de tecnologia, que possam monitorar essas regiões, principalmente as divisas. E eu bato na tecla que nós devemos ver uma forma constitucional de ter, assim como a Patrulha Rural, uma Patrulha de Fronteira. O Sul de Minas, faz fronteira para o estado de São Paulo e quando esses locais são alvos de furtos, muitos criminosos vêm de lá e trazem prejuízos para o trabalhador de bem!
Além dessas áreas, existem vários projetos, para serem tirados do papel! Entre os principais, firmo meu compromisso com o prefeito de Poços de Caldas, da destinação de recursos para a construção da trincheira localizada no trevo da Av. Geraldo Martins Costa, próximo à represa Saturnino de Brito, para solucionar o problema constante de congestionamento na Zona Sul do município. E ainda na pauta, Mobilidade Urbana, também irei viabilizar recursos para a construção da Alça Viária no trevo do Bianucci e da Avenida Estrutural, que ligará a Zona Oeste à Zona Sul de Poços.
Na saúde, em específico dentro dos municípios, me comprometo em elevar a atenção, contribuindo por meio de emendas parlamentares, para que os hospitais e as unidades de saúde, possam receber recursos para melhorarem a qualidade do atendimento, e até ampliarem sua capacidade, com a construção de novas unidades.
Em conversas com inúmeros prefeitos de nossa região, pude perceber como é importante atrair novas empresas para o Sul de Minas. E meu objetivo será em realmente conseguir indicar essas cidades, para que novas empresas possam se instalar, e dessa forma, possamos gerar emprego e renda para a população.
Pretendo viabilizar recursos para a construção em Poços de Caldas, do Hospital Municipal da Zona Sul. Sei da necessidade de poder atender a esta região, e principalmente para internação de pacientes que passam dias na UPA ou no Hospital Margarita Morales, aguardando transferência pelo SUS Fácil.
Tenho visto também, que muitos moradores pedem por mais segurança em seus bairros, por toda região. É necessário que haja valorização, e ao mesmo tempo, recursos para que novas viaturas e equipamentos em geral possam ser destinados aos órgãos de segurança da região.
E também o Terceiro Setor, é uma de nossas bandeiras. Irei destinar por instituições e associações de cidades de toda região, maior quantidade de recursos, para que essas causas tão nobres possam continuar seus serviços e até ampliar a gama de atendimentos!
Roni Bispo (Poçoscom.com)
– Como pretende legislar, caso seja eleito?
Celso Donato (PSD)
– Muitas vezes as pessoas pensam que o Deputado fica só em Brasília. Nós temos sim que cumprir nossas obrigações em Brasília, mas estaremos sempre em nossa base, na região, em Poços de Caldas e rodando pelo Sul de Minas, escutando todas as demandas. Teremos inclusive a proposta do aplicativo “Meu Deputado”, inspirado no aplicativo de um amigo de vida pública de muitos anos, o vereador Gabriel Azevedo. Vamos utilizar aliás a mesma plataforma, onde todos vão poder acompanhar em tempo real, nossa agenda e nosso trabalho. Nosso eleitor saberá onde cada centavo estará sendo utilizado, e sempre com muita racionalidade. Queremos cumprir nossos compromissos, mas acima de tudo, estar cada vez mais perto da população, exercendo o mandato e levando todas as demandas para Brasília!