Coluna MG: Uberlândia tem 52 casos de varíola
Subiu para 52 o número de casos confirmados de varíola dos macacos em Uberlândia, conforme aponta o boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) divulgado nesta segunda-feira (26).
Ainda de acordo com a SES-MG, das notificações confirmadas na cidade, 51 são de pacientes do sexo masculino e uma do sexo feminino. Em relação à faixa etária, as vítimas têm entre 0 e 59 anos de idade. Em todo o estado de Minas Gerais há 475 casos de Monkeypox confirmados por exames laboratoriais. Outros 1.285 casos foram descartados e há 488 casos suspeitos. (Diário de Uberlândia)
Apicultores têm destaque em seminário
Uma das grandes atrações do Seminário “Cerrado Norte Mineiro e suas Potencialidades”, dentro das comemorações do mês do Cerrado, realizado pela Prefeitura de Montes Claros, foi a exposição sobre apicultura. A apicultura é uma prática que cresce no norte de Minas e que tem função importante, uma vez que cada abelha tem a função de polinizar a flora. Estudantes e visitantes do seminário, que aconteceu na quarta e na quinta-feira, ficaram sabendo tudo sobre produção, a função de cada abelha no sistema da colmeia, a sua importância entre outros temas relacionados à apicultura e preservação do cerrado. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)
Rota terá inauguração no Estação
A antiga Estação Ferroviária Bahia-Minas, em Araçuaí, na região dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, foi o cenário escolhido para a inauguração da Rota de Cicloturismo Bahia-Minas. O projeto coordenado pelo Sebrae Minas tem como objetivos atrair visitantes para a região e gerar emprego e renda para os municípios situados ao longo do percurso. O evento integra as comemorações do aniversário de 151 anos de emancipação política de Araçuaí. O público que compareceu ao local pôde fazer uma visita guiada à estação, participar de um passeio ciclístico pela cidade e assistir apresentações de corais e de artistas locais, além de uma performance teatral. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)
Corrida reúne 400 participantes
Mais de 400 pessoas participaram da etapa Araxá do Circuito de Corridas Unimed. Foi uma manhã de encontros entre amigos, incentivo de hábitos saudáveis e de comemorações. “Fico feliz em ver as famílias reunidas neste momento em que a Unimed Araxá destaca a importância de praticar atividades físicas e manter hábitos de alimentação saudáveis. É assim que comemoramos os cinco anos do nosso hospital. Uma festa bonita que também lembra nosso compromisso com a saúde e a qualidade de vida da nossa população”, ressalta o diretor-presidente da Unimed Araxá, Alonso Garcia de Rezende. (Correio de Araxá – Araxá)
Simulação de acidente chama atenção
Em uma ação conjunta a Prefeitura de Capelinha, por meio da Secretaria de Transporte e Trânsito Urbano, em parceria com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Samu, realizou no final de semana, na Praça do Povo, uma simulação de acidente de trânsito. Segundo a Prefeitura, a ação realizada pelos órgãos de segurança e poder público têm como objetivo chamar a atenção e conscientizar a população sobre o alto índice de acidentes no trânsito de Capelinha. A ação faz parte da campanha “Juntos Salvamos Vidas”, da Semana Nacional do Trânsito 2022. A intenção, segundo o Departamento Municipal de Trânsito de Capelinha, é mostrar o quão devastador um acidente de trânsito pode ser na vida das pessoas. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)
Região está com 43% da coleta feita
Após quase dois meses de trabalho, os recenseadores do Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já coletaram dados em, aproximadamente, 43,59% das residências na Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA). A informação é do gerente regional do IBGE, Douglas Menezes. Conforme já publicado pelo Diário do Aço, o período de visitas dos recenseadores teve início no dia 1º de agosto e vai até o dia 31 de outubro deste ano. Ao todo são 528 recenseadores atuando no Vale do Aço. Os resultados parciais serão divulgados no dia 1º de novembro. (Diário do Aço – Ipatinga)
Servidores recebem capacitação
A população Lgbtqiapn+ de Sete Lagoas conta com profissionais da saúde capacitados para um melhor atendimento às suas demandas. Durante dois dias, quatro turmas de servidores conheceram um pouco mais as diferentes identidades de gênero que envolvem a sigla, que abrange pessoas Lésbicas, Gays, Bi, Trans, Queer, Intersexo, Assexuais/Arromânticas/Agênero, Pan/Poli, Não-binárias e outras. A capacitação contou com a presença de mais de 600 servidores da Saúde Municipal, e foi realizada na Faculdade UNA de Sete Lagoas nos dias 20 e 21 de setembro. (Sete Dias – Sete Lagoas)
Rede de Notícias do Sindijori MG