Samba da Comunidade encerra as ações voltadas para a Semana da Consciência Negra em Caldas
O projeto Samba da Comunidade encerrou em grande estilo as ações voltadas para a Semana da Consciência Negra em Caldas. Além de homenagens e a valorização da Cultura Negra, a cidade celebrou pela primeira vez o feriado municipal da Consciência Negra, com a Lei 2462 de dezembro de 2021, de autoria do Mandato Movimento Caldas.
A Semana da Consciência Negra foi realizada entre os dias 19 e 27 de novembro com uma vasta programação cultural, que contou com apresentação de capoeira com os Filhos do Bom Fim, Maculelê, Pérola Negra, poesias com Nicoly Lima e ainda exposição do artista Samuel Silvério.
Na Câmara Municipal foi feito o uso da Tribuna Livre pelas ativistas Karen Gonçalves e Marina Rosa, que também fizeram a entrega de assinaturas solicitando políticas públicas voltadas para os jovens e comunidades de Caldas.
O pesquisador Julius Keniata, que estuda as comunidades quilambolas do país esteve em Caldas para conhecer a Comunidade dos Ribeirinhos.
No domingo, 27, último dia da programação os músicos Marina Rosa, que participa do The Voice Brasil 2022 e Fabinho Junio comandaram o Samba da Comunidade, ao lado dos músicos: Anderson, Cado, Letícia e Luis Fernando.
O evento foi marcado também por homenagens aos artistas que marcaram a história da Cultura e Comunidade Negra da cidade. Entre eles Cibele Zétula, considerada a maior sanfoneira de Caldas, o Luís Hodécio Marques( Kissuco), fundador da escola de samba Águia Negra, do Bairro das Casinhas e o Reginaldo Santos Ferreira (Cocão), que é uma referência do atletismo em Caldas.
A Semana da Consciência Negra foi organizada pelo Coletivo Negro de Caldas com apoio do Coletivo Negro de Poços de Caldas e ainda pelo Mandato Movimento, Grupo de Capoeira Filhos do Bom Fim e ainda pelo vereador Daniel Tygel e a prefeitura de Caldas.