Peça teatral faz homenagem aos 50 anos do Museu Histórico
Dentro das comemorações dos 150 anos de Poços de Caldas, a Companhia de Teatro Monteiros e Lobatos em parceria Clarim Companhia Teatral recontam a história do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas. A peça será encenada neste sábado, 10, às 14h no próprio Museu e com entrada gratuita.
O Museu foi que inaugurado no dia 28 de outubro de 1972 no antigo casarão do Country Club, onde funcionou por 24 anos, cuja cerimônia de inauguração abriu as festividades da Semana Comemorativa do 1º Centenário de Poços de Caldas, completou 50 anos.
A ideia da criação do Museu Histórico e Geográfico partiu do então presidente da Associação Sul-Mineira de Imprensa, Limercy Forlin. No final de 1996, o Museu foi transferido para o prédio da Villa Junqueira, patrimônio tombado construído em 1898, totalmente restaurado, a instituição é mantida pela Prefeitura de Poços de Caldas, sendo vinculada à Secretaria Municipal de Cultura.
Esta mansão foi adquirida no início do século XX pelo Coronel Agostinho José da Costa Junqueira, que ali se estabeleceu com sua família. Devido ao fato de ter pertencido muito tempo à tradicional estirpe poços-caldense, o edifício foi denominado “Vila Junqueira” pela população. Após o falecimento do Coronel Agostinho em 1926 e de sua esposa dona Isaura em 1929, a casa serviu de “hospital seco”, depois da revolução de 1930, para membros de um batalhão do exército, sediado em Belo Horizonte, que vinham fazer tratamento com as águas termais. Além do Museus também será contada a história da Casa do Caboclo, para nos adequarmos na temática “preservação e valorização da Cultura Popular local”.
Algumas lendas narradas por Dona Nilza Botelho Megale, serão contadas em forma de curiosidades. Sete artistas participam desse trabalho. Cada ator ficará em um ambiente do Museu, o público será recepcionado pelo Professor Eustáquio que será levado por todo o prédio, cada ator ficará em um ambiente, Gervasio ficará na Casa do Caboclo e contará a história daquela parte, já o padre ficará no Corredor de Arte Sacra encenará com Gervasio o causo do Jogador e São Benedito, de Dona Nilza Botelho Megale.
Quando o público chega ao salão de exposições do Museu, eles se deparam com quatro ilustres moradores de Poços de Caldas que contam suas histórias, Tamara Gagarin e a fuga da Revolução Russa até chegar em Poços de Caldas, Nicionelly Carvalho a atriz mais famosa da cidade e formadora de tantos outros atores e Doutor Francisco Faria Lobato, um dos mais conhecidos e queridos médicos de Poços de Caldas, contando como foi a terrível gripe espanholas em Poços de Caldas e Laudelina Campos Melo, importante militante política e defensora dos direitos das mulheres e das empregadas domésticas, fundadora do primeiro sindicato dessa profissão.
Elenco: Clisthenis Betti, Deborah Soares, Elvis Lago, Elton Lago, Grace Souza, Taty Siqueira, Thiago Boletta e Wellington Rafael