DiversosNotíciasSaúdeUtilidade pública

DME alerta para cuidados com segurança no período de férias escolares

O período de férias escolares exige atenção redobrada com crianças e adolescentes em relação aos riscos de acidentes com eletricidade. Basta um único descuido para provocar situações que podem causar choque elétrico, com consequências até fatais. Por isso, a DME vem, mais uma vez, conscientizar a população sobre medidas básicas de segurança doméstica que podem ser muito úteis nesta época do ano. São procedimentos preventivos e fáceis de serem observados por todos.

A atenção com a rede elétrica deve ser redobrada na rotina de crianças e adolescentes – foto arquivo/DME

O cuidado deve ser reforçado em relação a brinquedos eletroeletrônicos, equipamentos que precisam ser monitorados para garantir o divertimento sem riscos de acidentes.

Prevenção

O Gerente de Distribuição da DME, Richard Martins Bueno, orienta que os pais e ou responsáveis devem avaliar a voltagem dos equipamentos e outras questões ligadas à segurança. “Também é fundamental que prefiram brinquedos e equipamentos com o selo do Inmetro, pois eles possuem manual de instruções em português com informações detalhadas de segurança, a garantia de checagem do órgão e inserção de forma clara da faixa etária para utilização”, afirma.

Também é preciso ter muita atenção em relação a celulares e tablets e não permitir que a garotada utilize os dispositivos conectados na tomada. “Amplamente utilizados hoje em dia, esses equipamentos podem causar ocorrências graves, causando incêndios e até mesmo lesões por choques elétricos e pequenas explosões, que podem ser fatais. Por isso, eles nunca devem ser utilizados conectados na tomada”, alerta. Já os videogames devem ser desligados em caso de chuva, pelo risco de queima do aparelho em casos de descarga atmosférica.

O especialista recomenda também que os pais utilizem protetores de tomada em toda a casa e não sobrecarreguem os benjamins. “Além disso, é importante que o cliente instale um dispositivo diferencial residual. Esse dispositivo já é obrigatório pelas normas da ABNT desde 1997. O equipamento protege pessoas e animais contra o choque elétrico e sua instalação é simples, mas deve sempre ser feita por um eletricista”, explica.

Ele destaca ainda que o dispositivo detecta a fuga de corrente e desliga o circuito imediatamente, evitando o choque. “Dessa forma, mesmo que a criança coloque o dedo ou introduza algum material na tomada, ela estará protegida”.

Confira dicas de segurança:

– É preciso ficar muito atento às tomadas sem proteção;

– A utilização, por parte das crianças, de equipamentos elétricos como micro-ondas e outros aparelhos de cozinha não são recomendados, a não ser sob supervisão de um adulto;

– Os fios desencapados devem ser eliminados das residências;

– Não se deve ligar muitos aparelhos em uma mesma tomada utilizando benjamins ou “Ts”. O correto são as réguas de bornes ou réguas de tomadas com um fusível de proteção, todos facilmente encontrados em lojas de material elétrico;

– É necessário utilizar extensões adequadas para os aparelhos eletrodomésticos, respeitando a tensão nominal e capacidade de cada um;

– Também é importante não utilizar equipamentos eletroeletrônicos em áreas molhadas, como banheiros, saunas e piscinas;

A DME orienta também que, em caso de acidentes envolvendo a rede elétrica na rua, a população ligue imediatamente a DME através da Central de Atendimento no 0800 035 0196 (24 horas) ou para o Corpo de Bombeiros pelo 193. Nos casos de acidentes em áreas internas, seja em residências, comércios ou empresas, a ligação deve ser para os Bombeiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.