Delegacia Regional passa a integrar ao Plantão Digital
Desde a última segunda-feira, 6, a Delegacia Regional de Polícia Civil de Poços de Caldas passou a integrar ao plantão digital. O projeto trata de uma das iniciativas estratégicas da Polícia Civil que abrange todo o Estado de Minas Gerais. Entre as principais mudanças, nesse novo sistema, com o apoio de uma equipe lotada em Belo Horizonte, os envolvidos na ocorrência passam a ser inquiridos por videoconferência.
Além de implicar em uma economia aos cofres públicos de aproximadamente R$ 3,5 milhões somente em pagamento de diárias, manutenção de viaturas e combustível, um dos principais benefícios é o aumento da nossa capacidade de investigação, liberando policiais civis que anteriormente concorriam às escalas de plantão para que se dediquem exclusivamente a essa atividade.
Embora nessa fase de adaptação possa haver uma espera inicial superior à de costume, todos os ajustes necessários estão sendo realizados junto ao Comando da Polícia Militar local.
A delegada regional, Maria Cecília Gomes Flora, informou que, diferente do que foi divulgado nas redes sociais, indicando que a PM teria sido proibida de entrar na delegacia, isso em momento nenhum aconteceu. “Houve sim uma mudança no protocolo de recebimento das ocorrências, para garantir a segurança dos nossos policiais, além de proporcionar um atendimento mais digno à população, vez que, por exemplo, as vítimas de crime, não mais vão precisar aguardar junto a conduzidos e outras pessoas que não possuem relação com a ocorrência. Da mesma forma, o fluxo intenso de viaturas no pátio, que existia antes das mudanças, gerando reclamações, não mais impedirá o livre trânsito das pessoas que diariamente buscam atendimento. Portanto, o plantão continua atendendo as ocorrências de modo ininterrupto, 24 horas por dia, nos 7 dias da semana,” esclareceu a delegada regional.
Ainda segundo a delegada regional, a implantação do Plantão Digital da PCMG é um avanço e aponta para a modernização da segurança pública, sendo que somente na área da Delegacia Regional de Poços de Caldas, quando da implantação integral do novo sistema, com capacidade para atender duas ocorrências ao mesmo tempo, cerca de 65 policiais civis das carreiras de delegado, escrivão e investigador serão impactados diretamente pela medida, passando a se dedicar de forma exclusiva à investigação, além de passarmos a contar com equipes completas para realizar o atendimento ao público na sede, DEAM e na delegacia de trânsito. “ Sabemos que como qualquer outra mudança, os protocolos precisarão de ajustes para as adequações necessárias, portanto estamos trabalhando junto às demais instituições de modo ininterrupto, para que essa transição seja realizada da forma mais amena possível, finaliza a delegada”