Cafeicultores da Região Vulcânica comemoram exportação de café para o Japão
Os cafeicultores da Região Vulcânica que abrange 12 municípios na divisa entre os estados de Minas Gerais e São Paulo comemoram a primeira exportação de café produzido na região para o Japão.
A exportação com o selo de origem da Região Vulcânica foi realizada pela empresa Bourbon Specialty Coffes. Esta é uma importante conquista para cafeicultores da região que estão há mais de 10 anos trabalhando para o fortalecimento e reconhecimento dessa origem de cafés produzidos em solos vulcânicos.
O destino do primeiro lote foi o Japão, país que já busca a origem vulcânica e reconhece a muitos anos a qualidade dos cafés desse terroir. Para compor os lotes foram utilizados cafés das Fazenda Santo Antônio em Botelhos e da Fazenda Recreio em São Sebastião da Grama, cafés premiados que foram arrematados pela exportadora Bourbon Specialty Coffees. “Estamos muito felizes e esperamos que seja o primeiro de muitos lotes, investimos mais de 10 anos na busca pelo reconhecimento da qualidade dos nossos cafés, no engajamento e senso de pertencimento dos produtores da região e na rastreabilidade e governança. Ver esses cafés sendo exportados é uma grande emoção”, destaca Ana Cagnani Leite cafeicultora associada da Região Vulcânica.
De acordo com o diretor executivo da Região Vulcânica, Ulisses Ferreira de Oliveira, os cafés da Região Vulcânica já são reconhecidos e demandados no mercado nacional, agora esperamos avançar nas exportações para que o mundo possa conhecer e valorizar os cafés produzidos nesse terroir de solo vulcânico. “Para isso contamos com o apoio das exportadoras associadas e parceiras, como é o caso da Bourbon Specialty Coffees”, disse diretor executivo da Região Vulcânica.
Para o diretor e fundador da Bourbon Specialty Coffees, Cristiano Carvalho Ottoni, a exportação com o selo de origem garante que agora, todos terão fácil acesso aos detalhes da região e do produtor, desde o importador, até o cliente final, que consumirá o café nas cafeterias. “Estamos muito felizes com mais esse marco atingido na parceria Bourbon e Região Vulcânica. Fizemos parte do projeto de desenvolvimento do sistema e agora estamos vendo o trabalho consolidado, cruzando o mundo, levando o nome e a história de nossos produtores de um modo inovador através dos selos de rastreabilidade. Além de agregar ainda mais valor aos cafés produzidos aqui, é um grande passo na transparência e integração da cadeia,” explicou o diretor.
Região Vulcânica
A Associação dos Produtores de Café da Região Vulcânica é a detentora da marca coletiva da Região Vulcânica, que abrange 12 municípios na divisa entre os estados de Minas Gerais e São Paulo, sendo Aguas da Prata, Andradas, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Caconde, Caldas, Campestre, Divinolândia, Ibitiura de Minas, Poços de Caldas e São Sebastião da Grama.
Amigos,
Excelente matéria. Seria interessante, ao publicar as fotos com pessoas, identificá-las pelos nomes. Assim a matéria ficará completa.