Radioatividade será tema de Audiência Pública na Câmara
A radioatividade e o lixo radioativo armazenado na INB será tema de uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Poços de Caldas. O encontro será realizado no dia 26 de abril às 15h.
A audiência visa atender à solicitação contida no Requerimento n. 301/2023, de autoria da vereadora Regina Maria Cioffi Batagini, quem irá presidir a presente audiência, e do vereador Douglas Eduardo de Souza.
O assunto será amplamente discutido pelos vereadores e convidados, além da população que poderá participar.
Porém, as inscrições para o uso da palavra serão limitadas a 8, devendo ser feitas até o dia 24/04, às 18 horas, pelo e-mail: comunicacao@pocosdecaldas.mg.leg.br. Cada expositor terá o prazo de até 5 (cinco) minutos para se manifestar.
Remediação de embalados
A Indústrias Nucleares do Brasil – INB atingiu, no mês de março de 2023, 60% da remediação dos embalados de Torta II da Unidade em Descomissionamento de Caldas – UDC, em Caldas/MG.
A remediação consiste na substituição dos embalados de Torta II por novos tambores metálicos e na substituição dos paletes que comportam o material.
A atividade, que está em sua segunda fase, foi aprovada e está sendo fiscalizada pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
A segunda fase teve início em setembro de 2022 com meta de remediação de 16.100 tambores metálicos, já com 60% atingida.
Sobre os resíduos
O material denominado de Torta II é um resíduo proveniente do tratamento químico da monazita. É considerado um material de baixa radioatividade e precisa ser estocado seguindo normas de segurança.
A monazita era processada para produzir compostos de terras raras, utilizados em cerâmicas, composição de materiais eletrônicos, supercondutores, imãs permanentes e ligas metálicas especiais. (fonte – INB)