NotíciasPolícia

Polícia civil vai investigar causa de incêndio no Recanto Japonês

A Polícia Civil de Poços de Caldas vai investigar a causa de um incêndio que destruiu a Casa do Chá no Recanto Japonês na madrugada deste domingo, 28. Funcionários que trabalham no ponto turístico chegaram pra trabalhar por volta das 07h30 da manhã e encontraram a Casa do Chá toda consumida pelas chamas.

Resultado da perícia deve sair em 30 dias - Foto Josafá Rodrigues
Resultado da perícia deve sair em 30 dias – Foto Josafá Rodrigues

A Guarda Municipal foi acionada e posteriormente o Corpo de Bombeiros, que já não podia fazer mais nada que em seguida acionou a perícia técnica da Polícia Civil. A perita esteve no local e encerrou os trabalho de levantamento por volta das 11h.

Agora será instaurado um inquérito para apurar se o incêndio foi criminoso ou não. A hipótese de um curto circuito já foi descartada, pois na casa não havia energia elétrica.

Em menos de 2 meses este é o segundo incêndio em prédios públicos de Poços de Caldas. No dia 17 de julho, também num domingo, suspeitos ainda não identificados atearam fogo em um dos cômodos do Complexo Santa Cruz . Na ocasião, a hipótese de um curto circuito também foi descartada pelo Corpo de Bombeiros, uma vez que o prédio estava sem energia elétrica desde que foi interditado em abril deste ano. A partir de agora a Secretaria Municipal de Defesa Social vai intensificar a fiscalização nos prédios públicos.

A prefeitura de Poços de Caldas emitiu uma nota oficial sobre o ocorrido, confira:

Nota Oficial – Incêndio na Casa de Chá

Na manhã deste domingo (28), quando os funcionários do Recanto Japonês chegaram ao local para o expediente de hoje, encontraram a Casa de Chá ainda em chamas, mas já praticamente destruída. Eles acionaram a Guarda Municipal que, por sua vez, acionou o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil. A perícia já esteve no local e o inquérito foi instaurado, com prazo de 30 dias para a conclusão.

Pelo levantamento preliminar, trata-se de incêndio criminoso. O fogo foi colocado dentro da Casa de Chá e a hipótese de curto-circuito já foi descartada porque não há fornecimento de energia elétrica no local. O Recanto Japonês é fechado, mas há trilhas pela mata que dão acesso ao local. O patrulhamento é feito pela GM, alternadamente com outros próprios públicos. O local do incêndio foi isolado, mas o ponto turístico continua aberto à visitação, em horário normal.

Este é o segundo incêndio provocado em prédios públicos em pouco mais de um mês. Por conta das especificidades das ocorrências, em curto espaço tempo, a Secretaria Municipal de Defesa Social alerta que vai reforçar a segurança durante a noite neste período, para tentar coibir novas ações criminosas.

A Prefeitura repudia as ações de vandalismo e aguarda que os criminosos sejam punidos por este atentado contra o patrimônio público e a cultura japonesa. Nesta segunda-feira (29), o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço estará em reunião com o Clube Nikkey de Poços de Caldas, às 10h, para definir o cronograma de reconstrução da Casa de Chá, importante patrimônio do município.

Leia também:

Polícia Civil vai investigar se incêndio no Complexo Santa Cruz foi criminoso

Um comentário sobre “Polícia civil vai investigar causa de incêndio no Recanto Japonês

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.