DiversosEconomia

Produção de vinhos finos em Caldas é referência no País

A produção de vinhos finos e espumantes de qualidade está sendo potencializada em Minas Gerais. O trabalho vem sendo desenvolvido no município vizinho, em Caldas, por meio da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). Em parceria com os produtores, a Epamig disponibiliza mudas de qualidade, tecnologias de manejo, suporte técnico capacitado e a infraestrutura de uma vinícola experimental para o processamento das uvas e a produção de vinhos.

Vinhos finos são produzidos no município vizinho
Vinhos finos são produzidos no município vizinho

No local, são produzidas mudas enxertadas de alta qualidade de uva, que são comercializadas para produtores de diversos estados. “Vendemos nossas mudas para o Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, entre outros. A procura por uvas para produção de vinhos vem crescendo a cada ano, mas a demanda por uvas de mesa e de suco ainda é responsável pela maior parte das vendas”, diz o gerente do Campo Experimental da Epamig, Paulo Romão.

Além de tecnologia, a Epagmig também oferece mudas de qualidade
Além de tecnologia, a Epagmig também oferece mudas de qualidade

A expectativa de produção para 2016 é de 45 mil mudas, dos tipos Niágara Rosada, Niágara Branca, Bordo, Syrah, Chardonnay, Sauvignon Blanc e Merlot. Comercializadas sempre no segundo semestre do ano, as mudas começam a ser plantadas entre os meses de novembro e dezembro. Elas são certificadas pelo Ministério da Agricultura e pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Segundo o técnico em agropecuária do Campo Experimental de Caldas, Daniel Rodrigues, o diferencial das mudas é que a Epamig utiliza a enxertia de mesa, técnica europeia usada pelos maiores países produtores de vinho. “A forma como produzimos a muda influencia diretamente sua qualidade. Existe todo um cuidado envolvido, com o modo de corte das plantas, que é feito por uma máquina,com o tamanho das estacas, a hidratação, enfim, tudo é observado. Utilizamos ainda uma parafina importada, que facilita que o enxerto brote”, conta Daniel.

Vinícola experimental é pioneira na região

O Campo Experimental da Epamig em Caldas abriga a única adega enológica experimental do Sudeste do Brasil. Criada em 1936 e ligada ao Ministério da Agricultura, a unidade foi, ao lado das estações experimentais de Caxias do Sul (RS) e Jundiaí (SP), um dos três primeiros centros de pesquisa especializados em uva e vinho do país.

Produtores recebem orientação e assistência
Produtores recebem orientação e assistência

Os espumantes processados na vinícola experimental são feitos pelo tradicional método francês denominado Champenoise. Segundo a enóloga da Epamig, Isabela Peregrino, o processo de estabilização dos vinhos varia de acordo com o tipo desejado da bebida. A unidade tem capacidade para produzir vinho branco, tinto e espumante. Em geral, o processo leva um ano, desde o processamento da uva até o engarrafamento.

A vinícola, que completa 80 anos este ano, funciona como um teste final de desempenho da pesquisa do campo. O vinho produzido pela Epamig, dos tipos Bordo e Syrah, é comercializado no próprio Campo Experimental, com o rótulo da Empresa.

Serviço:
A Epamig em Caldas está em fase de encomendas das mudas. Os produtores interessados devem fazer suas reservas pelo telefone (35) 3735-1101.

8 comentários sobre “Produção de vinhos finos em Caldas é referência no País

  • Prezado Rony, sou um apreciador de vinhos, tentando fornecer informações sobre o mercado nacional. E com a possível chegada dos vinhos finos mineiros, será fantástico, pois experimentei o syrah do Murillo e adorei! Por isso, estou ansioso para saber quando poderemos degustar esse vinhos. Portanto, teria novas informações sobre isso? Aonde posso encontrá-los? Aguardo.
    Obrigado!
    Fernando Chagas
    Email: flchagas.flc@gmail.com
    Blog: senhordosvinhos.com

    Resposta
    • Olá Fernando,
      Você pode entrar em contato com o Núcleo da Uva e do Vinho da Epamig em Caldas
      O Núcleo fica na Avenida Santa Cruz, 500 – Bairro Santa Cruz – Caldas – Cep – 37.780-000
      Caixa Postal – 33
      Telefone: (35) 3735-1101
      E-mail: cecd@epamig.br

      Obrigado por acessar nossas reportagens. Boa sorte.
      Abs

      Roni

      Resposta
    • José Antonio de Almeida Ferraz

      Ainda existe o vinho em lata em Caldas

      Resposta
      • José Antonio, acredito que sim.. já faz tempo que vi uma. Vamos procurar saber e depois te informo. Mas os vinhos continuam sendo ótimos e premiados. abs

        Resposta
  • Bom dia onde posso encontrar seus vinhos em B.H

    Resposta
    • Olá Arthur
      Você pode entrar em contato com o Núcleo da Uva e do Vinho da Epamig em Caldas
      O Núcleo fica na Avenida Santa Cruz, 500 – Bairro Santa Cruz – Caldas – Cep – 37.780-000
      Caixa Postal – 33
      Telefone: (35) 3735-1101
      E-mail: cecd@epamig.br

      Obrigado por acessar nossas reportagens. Boa sorte.
      Abs

      Roni

      Resposta
  • Estarei em poços de caldas neste fim de semana. Já tomei esse vinho no RJ e gostaria de conhecer e adquirir outros. Como localizo seus produtos? Podemos visitar?
    Att,
    Marcelo Garcia

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.