DiversosEducaçãoNotícias

Projeto desenvolvido pelo Cepoc resgata a prática de enviar carta pelos Correios

. Por meio de uma atividade na sala de aula, eles escreveram uma carta e foram até os Correios fazer a postagem.

Após escreverem as cartas, alunos foram até os Correios postar a correspondência – foto Roni Bispo Poçoscom.com

A atividade faz parte da disciplina de Língua Portuguesa, ministrada pela professora Tânia Gonçalves, que coordenou todo o trabalho.

De acordo com a professora, o objetivo foi incentivar os alunos a praticar a escrita e também a integração entre os colegas na sala de aula.

Cada um dos 96 alunos escreveu uma cartinha direcionada para um colega. O teor da cartinha é sobre o que eles pretendem fazer durante as férias. “Além de incentivar a escrita, a forma correta de se escrever, a atividade também tem como objetivo despertar nos alunos esta vivência, que muitos não tem mais, pois com o celular é muito mais fácil enviar uma mensagem, mas muitos não tinham vivenciado esta experiencia de escrever e receber uma carta, no formato físico, em casa. Poder ler uma mensagem no papel escrita com muito carinho por um amigo. É um resgate de uma cultura,” destacou a professora.

Um por um os aluno foram até o guichê e postou a carta. Eles descobriram que é preciso pagar pela postagem, cada um levou a quantia de R$ 2,45 para pagar o selo.

Os alunos vivenciaram uma experiência diferente nos dias em que a tecnologia está mais presente – foto Roni Bispo Poçoscom.com

Para o aluno Enzo Oliveira Rodrigues, 9 anos, foi uma experiência interessante. Ele ainda não havia escrito e envidado uma carta antes. E está ansioso para receber a cartinha endereçada para ele em casa. “Eu nunca tinha mandado carta. Pelo Whatsapp é mais rápido enviar as mensagens. Agora estou curioso e ansioso para saber o que foi escrito para mim.”, disse o aluno.

Os alunos colocaram em prática o que aprenderam na sala de aula – foto Roni Bispo Poçoscom.com

A tarde desta quinta-feira, 29, foi pra lá de movimentada para o técnico em Filatelia da Agência Central dos Correios de Poços de Caldas, Antônio Carlos Magalhães, que atendeu todos os alunos que foram até a agência postar a carta.

Para Magalhães a iniciativa do Cepoc é válida, pois resgata uma cultura que hoje está diminuído cada vez mais e ao mesmo tempo reforça para os alunos a importância que a Empresa de Correios tem para o país. “Este trabalho desenvolvido pela escola é muito importante porque hoje em dia com a tecnologia, as pessoas estão esquecendo ou tem dificuldade de endereçar uma simples carta. Mesmo com o avanço da tecnologia o correio do Brasil é a única instituição governamental e federal que está presente em todos os municípios do país todos os dias. O correio é importante, pois é um instrumento de integração nacional. Os alunos vão se lembrar deste momento,” se emociona o técnico em Filatelia.

Um comentário sobre “Projeto desenvolvido pelo Cepoc resgata a prática de enviar carta pelos Correios

  • Iniciativa maravilhosa, não só pela didática de ensinar a língua pátria de uma maneira divertida e eficiente, mas também promover a filatelia. Parabéns à professora Tânia Gonçalves por orientar e aos alunos que participaram!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.