DiversosEconomiaNotícias

Ovo: por que está tão caro no País?

O aumento dos custos de produção e os preços aquém do esperado desestimularam a produção nacional de ovos nos últimos anos. Diante do cenário, a produção retraiu, o que gerou um desequilíbrio na oferta e provocou uma alta expressiva nos preços do produto.

O Brasil é autossuficiente, mas encerrou 2022 com produção de 52 bilhões de ovos, queda de quase 5% frente a 2021 | Foto Alessandro Carvalho

Segundo os dados da Associação dos Avicultores de Minas Gerais (Avimig), os preços dos ovos subiram cerca de 20% nos últimos 12 meses. No Estado, a caixa com 30 dúzias está cotada entre R$ 210 e R$ 220.

“Podemos considerar que os preços tiveram um reajuste, nos últimos 12 meses, de 20%. O Brasil é autossuficiente na produção, que encerrou o ano passado em 52 bilhões de ovos. Porém, tivemos uma queda de quase 5% frente a 2021, quando a produção era de 54 bilhões de ovos”.

Ainda segundo Faria, nos últimos anos, com o encarecimento dos custos de produção, alavancados pela alta dos grãos, e a dificuldade de repassar a elevação para o mercado final, as granjas registraram prejuízos, o que impactou de forma negativa no volume de produção.

“Basicamente, a alimentação das aves é milho e farelo de soja, que respondem por cerca de 85% a 95% da composição da ração. De 2019 a 2021, esse insumo subiu cerca de 130%. O ovo não tem tanto valor agregado na produção e, com o aumento expressivo dos custos, o produtor não conseguiu repassar para o mercado e a produção nacional encolheu devido aos prejuízos”. – Parceria entre o Diário do Comércio e Poçoscom.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.