Novas ambulâncias do SAMU serão compradas pelo Município
Duas novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) devem ser compradas pelo Município. A informação foi divulgada na tarde desta quarta-feira, 19, pela Secretaria Municipal de Saúde em um comunicado a respeito da situação das demais viaturas, que prestam serviço na cidade.
A Secretaria Municipal de Saúde se manifestou após um ofício enviado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindserv) para que providências fossem tomadas a respeito da precariedade das viaturas encontradas na Garagem Municipal.
Durante uma visita realizada pela diretoria do Sindserv, ficou constatado que das 8 ambulâncias, cinco estão paradas aguardando pro reparos. De acordo com o Sindserv, a mesma visita já tinha sido feita em abril, quando os veículos se encontravam na mesma situação.
Na época, de acordo com a presidente do Sindserv, Marieta Carneiro, foi cobrada uma providência para que os servidores tivessem melhores condições de trabalho e que o serviço à população não fosse comprometido. As viaturas paradas são veículos antigos e com alta quilometragem.
No comunicado emitido hoje pela Secretaria de Saúde foi informado que o SAMU não se encontra com defasagem de ambulância de acordo com o protocolos estabelecido.
Segundo a Secretaria de Saúde, atualmente, 04 viaturas estão disponíveis para o uso, além de uma ambulância de suporte básico na Unidade de Pronto Atendimento – UPA para dar assistência ao SAMU.
A Saúde informou ainda que quando alguma viatura apresenta problemas que necessitam de manutenção, são reparadas rapidamente, geralmente em 24H, exceto aos casos que se referem a problemas do motor.
Quando há necessidade, as ambulâncias que estão em manutenção são substituídas por veículos terceirizados para que não haja danos à população.