DiversosNotíciasSaúde

Hospital Santa Lúcia recebe premiação internacional pela qualidade no tratamento de AVC Agudo

O Hospital Santa Lúcia – o Hospital do Coração de Poços de Caldas, acaba de receber uma premiação internacional pela qualidade do atendimento e tratamento de AVC Agudo realizado pelo hospital.

Secretário-Ajunto de Saúde, Carlos Almeida, prefeito Sérgio Azevedo, Dr. Assad Aun neto diretor do Santa Lucia, secretário de Comunicação Social, Donizete Albino e o secretário de Obras José Benedito Damião durante a divulgação da premiação – foto Marcos Corrêa

Trata-se da Certificação Platinum Status Awared, concedida pelo Programa Angels, que busca qualificar os centros de acidente vascular (AVC) já existentes.

O Programa Angels Award é uma iniciativa internacional que foi lançado na Europa e desde 2016 na América Latina em 2018, para reconhecer e qualificar os melhores centros de AVC (Acidente Vascular Cerebral Agudo) já existentes. Hoje são mais de 350 hospitais que participam no Brasil e mais de 10.800 hospitais no mundo. O Hospital Santa Lúcia foi o único em Minas Gerais a receber esta certificação.

O (Prêmio Angels) veio reconhecer os Hospitais que possuem qualidade, segurança e excelência no atendimento da população acometidas  por essa enfermidade,(já que o AVC é uma das doenças que mais causa óbitos e deixa sequelas na população),  além de honrar o comprometimento de profissionais e hospitais nos centros de atendimento ao AVC, estimulando uma cultura de monitoramento de indicadores de qualidade (Menor “tempo porta-agulha”) o que significa cumprir o início rápido no atendimento dos pacientes e da administração de medicamento trombolítico, que é o Padrão Ouro no tratamento e na prevenção de sequelas, o que faz com que os pacientes acometidos por AVC se mantem capazes de realizar suas atividades diárias independentes, participando ativamente da sociedade.

A premiação foi muito comemorada por toda equipe do Hospital Santa Lúcia, na tarde desta quarta-feira, 2, quando foi divulgada a conquista como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido há mais de 8 anos no Hospital.

A certificação foi muito comemorada por toda equipe multidisciplinar – foto Santa Lúcia

Além dos integrantes da equipe multidisciplinar no atendimento e tratamento do AVC Agudo, liderada pelo coordenador médico do serviço,  o neurologista Dr. Renato Olegário, a comemoração também contou com a presença da imprensa e do prefeito de Poços de Caldas, Sergio Azevedo, o secretário-adjunto de Saúde, Carlos Eduardo Almeida, o secretário de Comunicação Social, Donizete Albino e o secretário de Obras, José Benedito Damião. “O Santa Lúcia a gente já sabe desta qualidade. Agora é reconhecido também internacionalmente. É o único hospital em Minas Gerais a receber este prêmio. Nós estamos muito orgulhosos. Queremos agradecer pelo trabalho feito pelo Santa Lucia, lembrando o período da Covid, pois se não fosse o Santa Lúcia aqui a gente iria passar um aperto imenso e o Santa Lúcia sempre  nos socorrendo. E agora também com o Fila Zero, grande parceiro nosso fazendo quase 200 cirurgias por mês, recuperando este período que a gente perdeu durante a Covid. Trago o agradecimento a toda equipe, este reconhecimento não só de Poços de Caldas, mas também da região, esse reconhecimento nosso e agora de uma entidade qualificada fazendo este reconhecimento, único hospital em Minas Gerais recebendo este prêmio, por isso quando a gente olha ao redor, Poços está cada vez melhor,” destacou o prefeito.

Esta é a  segunda certificação consecutiva que o Hospital Santa Lúcia recebe em menos de dois anos. Em março de 2022 o hospital conquistou a certificação ANGELS, que tornou o hospital uma das principais referências no atendimento a pacientes, vítimas de AVC agudo (Acidente Vascular Cerebral) na região e no país.

A Equipe multidisciplinar liderada pelo Dr. Renato Olegário tem se capacitado e se tornado eficiente no tratamento do AVC Agudo – foto Marcos Corrêa

Além disso, o Hospital Santa Lúcia possui Certificação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) desde 2012 e atualmente é Certificado com Excelência (Nível III), a mais alta Qualificação fornecida para serviços de saúde pela ONA.

Para o diretor clínico do Hospital Santa Lúcia, Dr. Assad Aun Netto, a mais recente certificação é o resultado e o reconhecimento transformados na dedicação da equipe que vem se capacitando ao longo dos últimos anos para atingir a maior eficiência no atendimento e tratamento do AVC Agudo. “É com muito orgulho que expresso o trabalho e dedicação desta equipe multidisciplinar, que hoje nos torna uma das principais referências da América Latina, no que se diz respeito no tratamento do AVC Agudo. Estamos desenvolvendo este trabalho há mais de 8 anos. Ampliamos a estrutura, as pesquisas e estudos e nós atingimos um dos maiores patamares neste quesito não só em Minas Gerais, mas em todo país, “ enfatiza Dr. Aun.

Atualmente o hospital Santa Lúcia conta com 15 leitos exclusivos para o atendimento e tratamento de pacientes com AVC agudo e recebe em média 45 pacientes por mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.