Tribunal de Justiça

Cejusc da Comarca de Cataguases inaugura unidade do Papre

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Cataguases, na Zona da Mata, inaugurou, na última terça-feira (22/8), um Posto de Atendimento Pré-Processual (Papre). A iniciativa, em parceria com o curso de Direito da Faculdade Sudamérica, é uma ferramenta do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) que busca a conciliação e a mediação entre partes antes do ingresso com processos na Justiça.

Not---Evento-de-Divulgacao-PAPRE.jpg
Cejusc da Comarca de Cataguases e Faculdade Sudamérica firmaram parceria na instalação do Papre (Crédito: Divulgação/TJMG)

O coordenador do Cejusc da Comarca de Cataguases e diretor do foro, juiz João Carneiro Duarte Neto, disse que a inauguração do Papre representa uma sólida parceria institucional. “Esse importante braço do Cejusc fortalece o sistema multiportas da Justiça, principalmente à população mais necessitada. Além disso, confiamos na participação dos acadêmicos da faculdade, na construção de empoderamento social e de resolução extrajudicial de conflitos”, afirmou o magistrado.

O juiz João Carneiro Duarte Neto também agradeceu à parceria: “A direção do foro e o Cejusc agradece à administração da Faculdade Sudamérica pela disponibilidade, confiança e credibilidade em mais esse instrumento desjudicializante”, disse.

O diretor da Faculdade Sudamérica, Alcino Leite Antonucci, disse que “a chegada desse serviço é mais um importante passo no aprimoramento e na busca constante de qualidade para o curso”.

Segundo o coordenador do curso de Direito, professor Alexandre Bonoto, o projeto permite que os alunos abram seus horizontes para a cultura da pacificação. “Essa será uma oportunidade para os discentes colocarem em prática aquilo que aprenderam ao decorrer do curso, em especial às disciplinas de Conciliação e Mediação”, afirmou.

Projeto Papre

O Projeto Papre surgiu como uma ampliação do setor pré-processual dos Cejuscs, por meio de parcerias com instituições públicas ou privadas ou entes municipais. Nele, são realizadas sessões de conciliação antes de os conflitos se tornarem um processo na Justiça.

Os Cejuscs, presentes nas 298 comarcas de Minas Gerais, são unidades do Poder Judiciário responsáveis pela realização ou gestão de sessões e audiências de conciliação e mediação, sem prejuízo de outros métodos consensuais, bem como pelo atendimento e orientação dos cidadãos.

Presenças

Também participaram da inauguração a supervisora do Cejusc da Comarca de Cataguases, Rúbia Mara Recepute; a conciliadora Cecília Moreira da Costa Carli, além de professores e alunos da Faculdade Sudamérica.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.