Presidente do TJMG se reúne com juízes do CNJ
O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, se reuniu, nesta quinta-feira (24/8), com o secretário especial de Programas, Pesquisas e Gestão Estratégica do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), juiz Ricardo Fioreze, e com os juízes auxiliares da Presidência do CNJ João Thiago de França Guerra e Adriano da Silva Araújo.
Durante o encontro, a equipe do Conselho Nacional de Justiça reforçou a necessidade de seguir a diretriz estabelecida no Acompanhamento de Cumprimento de Decisão (CUMPREDEC/CNJ) para a implantação do Processo Judicial Eletrônico (Pje) na segunda instância até o dia 28 de setembro deste ano.
O encontro que tratou de outros assuntos relacionados à área de tecnologia da informação e à informatização do Judiciário, foi acompanhado pelo 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas; pelo superintendente de Tecnologia e Informação, desembargador André Leite Praça; pelo juiz auxiliar da Presidência Rodrigo Martins Faria; pelo secretário de Governança e Gestão Estratégica, Guilherme Augusto Mendes do Valle; e pela diretora executiva de Informática, Alessandra da Silva Campos.
Na reunião, foram tratados temas como sistemas informatizados adotados por tribunais brasileiros, cronogramas de implantação, ferramentas tecnológicas e as expectativas para que o TJMG integre a Plataforma Digital do Poder Judiciário.
“Foi um encontro produtivo, de interlocução com o CNJ. Tivemos a oportunidade de fazer nossas ponderações e de ser ouvidos. Queremos trabalhar em parceria para implantar o Processo Judicial eletrônico (PJe) em 2ª Instância de maneira rápida, dinâmica e eficiente”, afirmou o presidente José Arthur Filho.
Segundo ele, o diálogo com o CNJ tem sido positivo. “Estamos cumprindo, de maneira criteriosa e em fases, a implantação do PJe na 2ª Instância. Esse é mais um legado desta gestão, que tem investido em inovação e tecnologia, garantindo um lugar de destaque para o TJMG no cenário nacional”, afirmou
O secretário especial de Programas, Pesquisas e Gestão Estratégica do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), juiz Ricardo Fioreze, afirmou que o encontro foi uma oportunidade para agradecer o empenho do TJMG na implantação do PJe no 2º grau. “Já temos o sistema funcionando no 1º grau. Em breve, ele chegará à 2ª Instância. O passo seguinte é a integração à Plataforma Digital do Poder Judiciário. A plataforma é a concretização do projeto de transformação digital do Judiciário”, disse.
Para o desembargador André Leite Praça, a reunião foi um momento para tratar de assuntos comuns com o CNJ, sobretudo no que diz respeito à participação de Minas Gerais no projeto de modernização e implantação dos sistemas de processos eletrônicos.
“Foi uma reunião proveitosa. Falamos sobre a implantação do PJe na 2ª Instância e também ouvimos a respeito das diretrizes do CNJ para os próximos meses. A Presidência do TJMG, a 1ª Vice-Presidência e a Diretoria Executiva de Informática (Dirfor) têm trabalhado com muito critério e cuidado, fazendo todos os ajustes necessários, não só na infraestrutura e nos equipamentos, mas também na implantação dos sistemas, para cumprir a meta que foi acertada com o CNJ e que atende às exigências normativas”, frisou o superintendente de Tecnologia e Informação.
O desembargador André Leite Praça ressaltou ainda a importância, para a sociedade, da eficiência da máquina judiciária: “Por isso, estamos buscando unificar todos os sistemas do TJMG numa única ferramenta, de forma a ganhar em eficiência e em custo”, disse.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG