2º Congresso da Magistratura Mineira é realizado em Ouro Preto
O 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Alberto Vilas Boas, representou o presidente José Arthur de Carvalho Pereira Filho, nessa quinta-feira (24/8), na abertura do 2º Congresso da Magistratura Mineira, promovido pela Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis). O evento tem apoio do TJMG e da Prefeitura Municipal de Ouro Preto.
O congresso, que está sendo realizado no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), em Ouro Preto, até este sábado (26/8), tem como tema “A Magistratura Mineira em seu Sesquicentenário: sua Histórica Missão de Pacificação e Evolução Social”.
O presidente José Arthur Filho, em discurso lido pelo desembargador Alberto Vilas Boas, parabenizou a Amagis pela promoção do 2º Congresso da Magistratura Mineira e por tratar dos 150 anos da Corte mineira.
“É uma satisfação que o congresso tenha como tema central ‘A Magistratura Mineira em seu Sesquicentenário’, em referência ao surgimento da Segunda Instância em Minas Gerais”, disse o presidente do TJMG.
O presidente ressaltou a importância do evento. “Neste congresso em que serão refletidas questões sobre a magistratura mineira em seu sesquicentenário. Meus desejos são de que sejamos capazes de revisitar e exaltar o passado de gloriosos juízes e desembargadores que vieram antes de nós, a fim de projetar a magistratura do futuro, sem perder nossas raízes, que estão fincadas nos mais altos ideais de Justiça”, afirmou.
Magistratura
O 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas, disse que foi uma honra representar o presidente José Arthur Filho em um evento tão importante para a magistratura mineira e brasileira. “Sempre prego que o diálogo institucional é de grande importância para o Tribunal de Justiça. E o fato de o congresso ser realizado em Ouro Preto é uma forma de homenagear o nosso Tribunal, que se instalou aqui há 150 anos”, afirmou.
O desembargador Afrânio Vilela, membro da 2ª Câmara Cível do TJMG, que está lista quádrupla para a escolha dos novos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi aplaudido de pé pela plateia presente no Centro de Artes e Convenções da Ufop.
“Destas montanhas de Minas Gerais sempre se iniciaram os movimentos que fizeram a unidade nacional e que transformaram nosso país no que ele é hoje. E sempre foi assim com a nossa associação, a Amagis, cuja base é a manutenção desse espírito de solidariedade e união da magistratura”, disse o desembargador.
O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juiz Frederico Mendes Júnior, parabenizou a Amagis pela realização do congresso, que, segundo ele, é o maior evento da magistratura brasileira. “À frente da AMB, trabalhamos pela união da magistratura e este evento surge como uma grande oportunidade para que juízas, juízes, desembargadoras e desembargadores debatam os principais problemas da categoria, em busca de novas soluções”, disse.
O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, agradeceu a presença de todos e saudou o desembargador Alberto Vilas Boas. “Meu caro amigo desembargador Alberto Vilas Boas, leve o nosso abraço ao presidente José Arthur Filho. Agradeço ao TJMG pela parceria e pelo apoio institucional ao nosso evento”, afirmou.
A palestra de abertura do 2º Congresso da Magistratura Mineira foi realizada pela ministra do STJ Assusete Magalhães, que falou sobre “A Importância do Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas para o Modelo Brasileiro de Precedentes”.
Presenças
A mesa de honra do evento foi composta pelo presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos; pelo desembargador Alberto Vilas Boas; pela presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), desembargadora Mônica Sifuentes; pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador Octávio De Nigris Boccalini; pelo presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), desembargador-coronel Rúbio Paulino Coelho; pelo vice-presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG), conselheiro Durval Ângelo; pelo advogado-geral de Minas Gerais, Sérgio Pessoa; pelo procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior; pelo presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Frederico Mendes Júnior; pelos ministros do STJ Assussete Magalhães e Sebastião Reis; pelo ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Francisco Resek; e pelo prefeito de Ouro Preto, Ângelo Osvaldo.
Também estiveram presentes na abertura do 2º Congresso da Magistratura Mineira desembargadoras, desembargadores, juízas e juízes do TJMG; magistradas e magistrados de outros tribunais; representantes da Defensoria Pública de Minas Gerais; membros das polícias Civil e Militar; além de políticos, advogadas, advogados, juristas, professoras e professores da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG