Tribunal de Justiça

Mensagem – Dia Nacional do Voluntariado

“Em resposta a uma ética da exclusão, estamos todos desafiados a praticar uma ética da solidariedade”. Essa frase foi cunhada pelo sociólogo Herbert José de Souza, o Betinho, ativista dos Direitos Humanos no Brasil responsável por uma ampla campanha nacional, a Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, que mobilizou nosso país há décadas.

Trago as palavras desse mineiro, neste 28 de agosto, Dia Nacional do Voluntariado, não só porque infelizmente tal contexto permanece e se agravou, mas porque penso que o movimento proposto por ele — a troca de uma lógica da exclusão por uma ética do acolhimento — sintetiza, em grande medida, o desafio abraçado pelas pessoas que praticam o voluntariado.

Diante da realidade de desigualdade social que marca nossa sociedade, e que vulnerabiliza tantos grupos sociais, as voluntárias e os voluntários enxergam a invisibilidade a que os mais pobres são relegados, atuando para conferir mais dignidade às vidas daqueles que se encontram à margem de direitos diversos.

O Judiciário estadual mineiro, por meio do seu Núcleo de Voluntariado, tem criado iniciativas múltiplas que visam a fortalecer a cultura do voluntariado na instituição. Nossa opção, portanto, foi por uma ética que se pauta pela solidariedade, na convicção de que, para enfrentarmos os desafios históricos que temos diante de nós, precisamos não apenas de ações coletivas, mas também das atitudes de cada um de nós.

Parabéns a todas as voluntárias e a todos os voluntários do Brasil!

Desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho
Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.