TJMG aprimora gestão de manutenção na oficina da Cotrans
O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, se reuniu, nesta quinta-feira (31/8), com o superintendente de Transportes do TJMG, desembargador Júlio César Lorens, a diretora executiva do Centro de Sustentabilidade, Selmara Alves Fernandes, e integrantes da equipe de Coordenação de Controle de Transporte (Cotrans) e do Centro de Gestão, Padronização e Qualidade dos Processos (Ceproc) do tribunal. Os participantes trataram do processo de implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) Administrativo, para aprimoramento da gestão da manutenção na oficina da Cotrans.
A apresentação trouxe informações sobre o trabalho de mapeamento da oficina da Cotrans e o fluxo de aprimoramento da gestão, com a substituição do sistema antigo pelo SEI Administrativo, sem custos para o TJMG. Foi realizada uma adequação dos processos de trabalho ao sistema de informações, com a substituição dos formulários em papel por formulários eletrônicos, utilizando ferramentas já existentes e possibilitando a gestão completa da frota do tribunal dentro do SEI.
Para o presidente José Arthur Filho, essa é mais uma iniciativa inovadora e importante instrumento de Governança do TJMG. “Vamos colocar também na Central Lapidar, obtendo mais segurança e gestão qualificada sobre a questão dos veículos. Toda manutenção precisa ser muito bem controlada, pois envolve um valor bastante expressivo. Se possível, iremos fazer o mesmo em todos os setores do tribunal, para melhorar cada vez mais a nossa gestão”, disse.
O superintendente de Transportes, desembargador Júlio César Lorens, comemora a iniciativa que possibilita maior economia com sustentabilidade. “Temos uma equipe muito preparada, que conhece todo o conteúdo institucional da parte de transportes, para nos ajudar a entender e direcionar nesse gerenciamento. Deixamos a era dos papéis, fichários e formulários para entrar na era da informática, onde teremos todas as informações à disposição”, disse.
Diante de tais informações, segundo ele, será possível definir como e quando agir. “A instituição é muito grande, o transporte é muito grande, a frota é muito grande e o trabalho também é muito grande. Então, temos que focar na inteligência para que possamos realmente gerenciar e saber tratar bem esses veículos, além de saber o momento de substituí-los”, afirmou.
Estiveram também presentes à reunião o juiz auxiliar da Presidência, Thiago Colnago Cabral; o secretário de Governança e Gestão Estratégica do TJMG, Guilherme Augusto Mendes do Valle; o gerente do Centro de Gestão, Padronização e Qualidade dos Processos (Ceproc), Rafael Meyer Pires Lopes; o coordenador da Cotrans, Robson Moreira; as servidoras do Ceproc Fabiana Gatti e Marisa Munk; a servidora do Centro de Sustentabilidade (Cesus) Milena Cunha; o colaborador do Ceproc Mauro Rodrigues Pereira; a coordenadora Vanessa Martins de Freitas e os colaboradores Stemer Souza Martins e Jelly Trindade, da Coordenadoria do Sistema de Informações e de Processos de Trabalho (Cosip), além de servidores e colaboradores das áreas.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG